Design fundo by @s.salvador / freepik / editado por Jornal Contábil
Ter um benefício negado no INSS é algo comum para diversos trabalhadores, mas para aqueles que estão doentes ter o beneficio negado é ainda mais complicado ainda.
Pois esses benefícios muitas vezes serão a única fonte de renda destas pessoas durante esse período no qual o mesmo não pode trabalhar.
Muitos benefícios são negados pois o INSS é obrigado a seguir exatamente o que diz a lei, independentemente de qualquer situação particular do segurado. E na maioria das vezes é por falta ou problemas de documentação.
Se você se encontra nesta situação, continue conosco e saiba como agir.
Antes de tudo você deve analisar qual foi o motivo da negativa, para isso tenha em mãos a carta de comunicação de decisão do INSS, que é onde consta o motivo.
Para benefícios como aposentadorias ou pensão por morte, é preciso analisar o processo administrativo para saber qual foi a análise realizada e, saber exatamente por quais motivos o benefício foi indeferido.
Pronto já com o motivo em mãos, você tem três opções a se seguir:
Saiba mais sobre cada uma delas:
O prazo para dar entrada com o pedido é de até 30 (trinta) dias após receber a comunicação do indeferimento (negativa). Você pode fazer o pedido de duas formas
Confira o passo a passo:
Os documentos básicos necessários para realizar o recurso são:
Para fazer um novo requerimento é preciso analisar os motivos da negativa e apresentar o novo requerimento com todas as pendências regularizadas e com toda documentação necessária.
Mas é preciso lembrar que com essa opção tudo será feito do zero, ok?
Para realizar o novo pedido basta segui o passo a passo:
As solicitações também podem ser realizadas pessoalmente em uma agência do INSS, porém é necessário ser previamente agendado pelo Meu INSS da mesma forma ou ligar no telefone 135.
Para escolher essa opção o segurado não precisa obrigatoriamente ter realizado o recurso administrativo, que nada mais é que um mecanismo para contestar decisões administrativas.
Essa opção pode ter algumas vantagens como:
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…