Fique Sabendo

INSS muda novamente data de reabertura das as agências

O Instituto Nacional do seguro Social (INSS) adiou novamente a reabertura de suas agências. A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e do INSS decidiram adiar até o dia 14 de setembro o retorno gradual e seguro do atendimento presencial nos postos da Previdência Social.

Sendo assim, o atendimento pelos canais remotos será estendido até o dia 11 de setembro e continuará sendo realizado mesmo quando as agências estiverem funcionando.

De acordo com o INSS, a reabertura será de forma gradual e segura e vai considerar a forma de como cada agência funciona. Cada unidade deverá avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva.

Antes, estava previsto que o INSS voltaria a atender o público de forma presencial, no dia 24 de agosto, mas, como a pandemia do novo coronavírus ainda está com um nível alto, decidiram adiar a reabertura para 14 de setembro.

O cidadão que tiver necessidade de acessar os serviços do INSS continua podendo recorrer aos canais remotos, o aplicativo Meu INSS e a Central 135.

Ainda de acordo com o órgão, em um primeiro momento, o tempo de funcionamento das unidades da Previdência será parcial, com seis horas contínuas, e o atendimento será exclusivo aos segurados e beneficiários com agendamento prévio pelos canais remotos.

Os serviços que não podem ser realizados por meio dos canais remotos como perícia médica, avaliação social e reabilitação profissional, serão retomados no dia 14 de setembro, através de agendamento.

As agências que não oferecerem as condições mínimas para o funcionamento presencial poderão ficar de fora da reabertura. Neste caso, será mantido o regime de plantão reduzido para tirar dúvidas.

A medida que adiou a reabertura das agências do INSS foi publicada hoje (24) no Diário Oficial da União, que prorrogou o atendimento aos segurados e beneficiários, exclusivamente pelos canais remotos até 11 de setembro. Já a retomada do atendimento presencial nas agências da Previdência está prevista para ocorrer em 14 de setembro.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

O MEI tem direito a seguro-desemprego?

Para existir a possibilidade do Microempreendedor Individual (MEI) conseguir receber o seguro-desemprego, ele precisa trabalhar…

47 minutos ago

Funcionário que falta no Carnaval pode ser demitido por justa causa?

O Carnaval está começando, sendo uma data comemorada em todo o Brasil, em alguns estados…

2 horas ago

Por que o Brasil é um dos países com mais usuários de cartões de crédito per capita do mundo?

O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…

5 horas ago

Imposto de Renda: o que é Malha Fina?

Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…

5 horas ago

Dicas para não errar ao preencher a Declaração Anual do MEI 2025

O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…

7 horas ago

Preciso declarar seguro de vida no Imposto de Renda?

Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…

9 horas ago