Imagem por @DCStudio / freepik
Devido à Reforma da Previdência que foi estabelecida no dia 13 de novembro de 2019, ano após ano algumas regras relacionadas a aposentadoria estão sofrendo alterações.
Nesse sentido, para 2023, os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) também devem se atentar às mudanças relacionadas à aposentadoria.
Vale lembrar que essas alterações são relacionadas a regras de transição que levam em consideração alguns pontos como a idade do segurado, assim como o tempo de contribuição.
Nesse sentido, vamos apresentar as novas regras para homens e mulheres conseguirem se aposentar pelo INSS em 2023.
Como é em 2022:
Como será em 2023:
Como é em 2022:
Como será em 2023:
Caso o segurado tenha começado a trabalhar antes da Reforma mas não completou os requisitos necessários para a Aposentadoria por Idade, foi criada então uma regra de transição.
Nessa regra de transição, para ter direito a aposentadoria por idade será necessário 62 anos de idade mais 15 anos de contribuição para as mulheres e 65 anos mais 15 anos de contribuição para os homens.
Contudo, é necessário se atentar, pois, o valor da aposentadoria considera 60% da média de todos os seus salários + 2% ao ano que ultrapassar 20 anos para homens e 15 anos para mulheres.
Dessa forma, por mais que o tempo de contribuição seja menor para garantir a aposentadoria por idade, é necessário se atentar que ao se aposentar com 15 anos de contribuição o segurado receberá apenas 60% da média de todos os salários.
Agora, para garantir o direito de receber 100% do salário de benefício, as mulheres terão que contribuir por 35 anos e os homens por 40 anos.
No caso da regra da idade mínima progressiva, a mesma leva em conta dois fatores:
A regra da idade mínima progressiva é um resquício do que era a Aposentadoria por Tempo de Contribuição.
Dessa forma, para que o segurado consiga se aposentar nesta Regra, é exigido um “pré requisito”: ter contribuído antes da Reforma.
Já no caso da regra por pontos, esta é um pouco mais simples de se entender, onde, o cálculo leva em consideração a soma da idade mais o tempo de contribuição.
Nesse sentido, pegando a exigência para 2023, onde será necessário:
Basta que o segurado some a idade com o tempo de contribuição, por exemplo, uma mulher com 60 anos de idade e 30 anos de contribuição terá 90 pontos e poderá se beneficiar dessa regra.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…