Chamadas

INSS: Novos critérios para receber BPC

O BPC (Benefício de Prestação Continuada) é destinada aos idosos acima de 65 anos e também para as pessoas com deficiência e são de baixa renda. O pagamento do benefício é feito pelo Instituto Nacional do Seguro Social.

Esse recurso foi criado pela Lei 8.742/93 (Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS). No entanto, A Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória 1023/20 que define critérios para a concessão do BPC (Benefício de Prestação Continuada) para pessoas com renda familiar de até meio salário mínimo. Sendo transformada na Lei 14.176/21.

Plenário da Câmara dos Deputados

Pela lei de 1993 para os idosos e deficientes terem acesso ao BPC precisam cumprir os seguintes critérios:

  • Os Idosos
  • Ter mais de 65 anos;
  • Não receber outro benefício do INSS ou outro regime, como o seguro-desemprego, por exemplo;
  • Inscrição no CadÚnico;
  • Possuir nacionalidade brasileira.
  • As Pessoas com deficiência:
  • Pessoa de qualquer idade;
  • Possuir impedimento de participar de suas atividades por longo prazo (mínimo de 2 anos) seja devido à natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais;
  • Inscrição no CadÚnico;
  • Possuir nacionalidade brasileira;
  • Não receber outro benefício.

Os critérios aprovados pela Câmara dos Deputados são três:

o grau da deficiência;
a dependência de terceiros para o desempenho de atividades básicas da vida diária;
e o comprometimento do orçamento do núcleo familiar com gastos médicos não ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os idosos só precisam cumprir os dois últimos critérios.

Atualmente para ter acesso ao BPC é necessário ter renda mensal per capita (por pessoa) que seja inferior a 1/4 do salário mínimo.

Pelo o que foi aprovado pela Câmara, a renda per capita para ter o benefício passa a ser de meio salário mínimo, ou seja, R$ 550.

O Deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), informou que estão definidos novos parâmetros para poder avaliar a vulnerabilidade, através de regulamento do Poder Executivo, para ser permitido a concessão do benefício as pessoas com renda de até meio salário mínimo.

Enquanto não estiver regulamentado o instrumento de avaliação biopsicossocial da deficiência, a concessão do BPC dependerá de avaliação médica e avaliação social realizada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Ficou definido também que enquanto durar a pandemia de Covid-19, o INSS poderá adotar medidas adaptadas à realidade atual até o dia 31 de dezembro de 2021. Quando as avaliações poderão ser feitas através de videoconferência e o uso de um padrão médio de avaliação social.

Desde que tenha sido realizada a avaliação médica e constatado o impedimento de longo prazo. No entanto, O INSS não poderá usar o método para cancelar o benefício.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

IR 2025: qual a diferença entre dependente e alimentando?

A declaração do Imposto de Renda (IR) pode ser realmente estressante e um pouco complicada…

26 minutos ago

Golpes tributários: o risco das restituições indevidas no Simples Nacional

Cada vez mais vemos casos de empresas que enfrenta problemas com golpes dos mais variados…

47 minutos ago

INSS: extrato para declaração do IR 2025 já disponível

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que vão declarar Imposto de…

1 hora ago

Bloco H: empresas devem incluir no Sped Fiscal até dia 28

O Bloco H é uma etapa que faz parte da EFD (Escrituração Fiscal Digital) do…

2 horas ago

Ser MEI vale a pena? Entenda como funciona e aproveite todos os benefícios!

O MEI é um regime tributário que surgiu para facilitar a formalização como empresa das…

2 horas ago

Feirão Limpa Nome chega a todas as agências dos Correios para renegociar dívidas

A partir de hoje, segunda-feira (dia 24), dez mil agências dos Correios espalhadas por todo…

3 horas ago