Normalmente, para ter acesso aos benefícios do INSS, é necessário ser um contribuinte ativo da Previdência Social, realizando pagamentos regulares. Isso se aplica a benefícios como aposentadoria, auxílio por incapacidade temporária (conhecido anteriormente como auxílio-doença), pensão por morte e salário-maternidade.
No entanto, há um benefício específico que é de natureza assistencial e não exige contribuições previdenciárias para sua concessão. Esse é o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas), previsto pela Lei Orgânica da Assistência Social. Destina-se a idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência que demonstrem viver em condição de baixa renda.
O Benefício de Prestação Continuada (BPC), estabelecido pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), assegura o pagamento de um salário mínimo mensal ao idoso com 65 anos ou mais ou à pessoa com deficiência de qualquer idade.
Para a pessoa com deficiência, a condição deve ser de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, com impedimentos de longo prazo (mínimo de 2 anos), que impossibilitem a participação plena na sociedade em condições de igualdade com as demais pessoas.
O BPC não é uma aposentadoria e não exige contribuições ao INSS. Além disso, não paga 13º salário nem gera pensão por morte. Para ter direito ao BPC, a renda por pessoa do grupo familiar deve ser igual ou inferior a 1/4 do salário mínimo. As pessoas com deficiência também passam por avaliação médica e social no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Tanto o beneficiário do BPC quanto sua família devem estar inscritos no Cadastro Único.
Para solicitar o Benefício de Prestação Continuada (BPC), siga os passos abaixo:
Sim, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) pode ser cancelado por diversos motivos, como a reavaliação das condições financeiras a cada dois anos. Se houver atualização na renda, como conseguir um emprego, abrir um MEI, declarar renda informal ou passar a receber uma pensão, o benefício pode ser cancelado.
Se o beneficiário falecer, um familiar deve informar a situação ao INSS para cessar o pagamento do BPC. É importante manter o CadÚnico atualizado; caso contrário, o benefício pode ser suspenso.
Qualquer irregularidade no cadastro pode levar ao cancelamento do benefício. Se o beneficiário adquirir uma empresa, o BPC também pode ser cancelado. Conseguir um emprego formal também pode levar ao cancelamento do benefício.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Se você encerrou seu Microempreendedor Individual (MEI) neste começo de 2025 e está com dúvidas…
Os processos contábeis movimentam inúmeras informações e demandam muitas operações burocráticas dentro das organizações. Qualquer…
No mês de março, a Receita Federal deverá comunicar todos os detalhes para a declaração…
A partir de 25 de março de 2025, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)…
A Reforma Tributária, com a promulgação da Lei Complementar nº 214/2025, introduziu mudanças significativas no…
O período de envio das declarações de imposto de renda 2025 ainda nem começou. Mas…