Os benefícios previdenciários e assistenciais desempenham um papel importante na sociedade, proporcionando segurança financeira e apoio essencial a milhões de pessoas.
Eles são fundamentais no sistema de proteção social, garantindo uma rede de segurança para aqueles que enfrentam desafios como idade avançada, incapacidade ou vulnerabilidade socioeconômica.
Recebem o benefício referente a agosto nesta quarta-feira, dia 28, aqueles que ganham até um salário mínimo, atualmente fixado em R$ 1.412, e que têm o benefício terminado em 3. Para quem recebe valores acima do salário mínimo, os créditos vão iniciar no dia 2 de setembro. O pagamento segue até o dia 6 de setembro.
No total, aproximadamente pouco mais de 40 milhões de benefícios serão pagos, dos quais 6.135.381 são assistenciais e 34.303.049 são previdenciários. Os aposentados e pensionistas recebem seus benefícios de acordo com um calendário preestabelecido, que é organizado conforme o número final do NIS (Número de Identificação Social) e a quantia recebida.
Na leitura a seguir, vamos divulgar o calendário completo de pagamentos. Confira!
Leia também: Tenho 25 anos de contribuição, quando posso me aposentar?
O INSS divide os pagamentos em duas faixas principais:
Beneficiários que recebem até um salário mínimo.
Beneficiários que recebem acima de um salário mínimo.
Essa diferenciação ajuda a evitar sobrecargas no sistema bancário e facilita o acesso dos beneficiários aos seus pagamentos. Os depósitos são realizados em diferentes datas, dependendo do valor do benefício e do número final do NIS.
Confira abaixo as datas de pagamento do INSS referentes a agosto:
Final 1: 26 de agosto;
Final 2: 27 de agosto;
Final 3: 28 de agosto;
Final 4: 29 de agosto;
Final 5: 30 de agosto;
Final 6: 2 de setembro;
Final 7: 3 de setembro;
Final 8: 4 de setembro;
Final 9: 5 de setembro;
Final 0: 6 de setembro.
Finais 1 e 6: 2 de setembro;
Finais 2 e 7: 3 de setembro;
Finais 3 e 8: 4 de setembro;
Finais 4 e 9: 5 de setembro;
Finais 5 e 0: 6 de setembro.
Leia também: Dicas de como se aposentar mais cedo no INSS
O extrato do INSS pode ser acessado através do aplicativo do INSS e do site Meu INSS. Para acessar, basta fazer login com a conta Gov.br, o login único para os serviços digitais do governo federal.
Tanto no aplicativo quanto no site, o segurado poderá verificar informações essenciais, como o extrato de pagamento de benefícios, os valores a serem recebidos no próximo calendário, as datas de pagamento, além de permitir o agendamento ou remarcação de perícias e a utilização de outros serviços relacionados aos benefícios da seguridade social.
Para aqueles que não têm acesso à internet ou preferem obter informações por meio de atendimento telefônico, o INSS disponibiliza a Central 135.
Basta ligar para este número e seguir as instruções fornecidas pela atendente, informando o número do CPF e confirmando algumas informações cadastrais para evitar fraudes. O atendimento está disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
Além das várias modalidades de aposentadoria (idade, invalidez, etc.), o INSS também engloba benefícios como auxílio-doença, auxílio-reclusão, pensões, salários família e maternidade, pecúlio e seguro-defeso.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva utilizou um pronunciamento nesta segunda-feira em cadeia de…
Os profissionais de contabilidade que tenham interesse em atuar em cargos de Auditoria e Perícia…
A primeira edição do Exame de Suficiência de 2025, no dia 6 de abril, somou…
A rotina de um contador pode ser muito estressante e por conta da vida profissional…
A fila de espera do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem se tornado notícia…
Realmente o Imposto de Renda (IR) se tornou algo mais simples nos últimos anos, principalmente…