Fique Sabendo

INSS pagará adicional para quem antecipou auxílio-doença; Veja quem tem direito

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), informa que o segurado que antecipou o auxílio-doença e recebeu a antecipação de R$ 1.045, terá direito a um benefício maior e de forma definitiva, sem precisar fazer uma nova solicitação.

Assim, serão contemplados os beneficiários cujo afastamento tenha terminado até o dia 02 de julho de 2020. O valor adicional será realizado em outubro, com apuração da Dataprev.

Você que pediu a antecipação do auxílio-doença e quer saber se tem direito ao valor, a quantia a ser paga e o status do pagamento, deverá consultar o site ou aplicativo Meu INSS ou ligar para a central de atendimento 135.

Prorrogação da antecipação do auxílio-doença

A portaria que autoriza a antecipação das parcelas do auxílio-doença no valor de R$ 1.045 (um salário mínimo) por até 60 dias, foi publicada no dia 24 de agosto. Antes o prazo era de 30 dias.

A solicitação da prorrogação é baseada no período de repouso, conforme informado no atestado médico anterior. Há ainda a possibilidade de novo requerimento apresentando um atestado médico recente. Neste caso, a prorrogação continua limitada ao período de 60 dias.

A nova portaria permite a solicitação de prorrogação depois de 60 dias, caso seja feito até o dia 31 de outubro, conforme informou a Secretaria de Previdência e Trabalho.

Por outro lado, se nada mudar, o INSS voltará a atender de forma presencial, na próxima segunda-feira, dia 14 de setembro.

Enquanto isso, os serviços da Previdência Social continuam sendo oferecidos de forma remota. Desta forma, os segurados que queiram solicitar a antecipação do auxílio-doença devem enviar o atestado médico pelas plataformas digitais do INSS.

Basta acessar o site ou aplicativo Meu INSS, disponível para os sistemas operacionais Android e iOS.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

O MEI tem direito a seguro-desemprego?

Para existir a possibilidade do Microempreendedor Individual (MEI) conseguir receber o seguro-desemprego, ele precisa trabalhar…

56 minutos ago

Funcionário que falta no Carnaval pode ser demitido por justa causa?

O Carnaval está começando, sendo uma data comemorada em todo o Brasil, em alguns estados…

2 horas ago

Por que o Brasil é um dos países com mais usuários de cartões de crédito per capita do mundo?

O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…

5 horas ago

Imposto de Renda: o que é Malha Fina?

Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…

6 horas ago

Dicas para não errar ao preencher a Declaração Anual do MEI 2025

O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…

7 horas ago

Preciso declarar seguro de vida no Imposto de Renda?

Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…

9 horas ago