Nesse artigo iremos abordar assuntos relacionado ao INSS Auxilio Doença 2020.
Só para ilustrar:
O auxilio doença é um beneficio concedido ao trabalhador que é considerado incapaz de realizar qualquer tipo de trabalho.
Geralmente um trabalhador que passa muitos anos fazendo o mesmo trabalho repetitivo, acaba adquirindo alguma lesão, impossibilitando de realizar diversas atividades. Sendo assim o governo disponibiliza o beneficio para esses trabalhadores.
É um beneficio ao trabalhador com a confirmação de um laudo médico que comprova invalidez temporária em consequência de um acidente de trabalho.
Quem for MEI (Micro Empreendedor Individual) e for contribuinte da previdência iNSS tem direito a solicitar o beneficio auxilio doença.
Lembrando que não é necessário comparecer a uma agência do INSS para solicitar o beneficio, por conta da pandemia o auxilio doença entre outros benefícios podem ser solicitados pela internet.
Para solicitar o auxílio doença 2020 pela internet, basta seguir o passo a passo a baixo.
Só para exemplificar:
5. Solicite um novo requerimento
6. Acesse beneficio por incapacidade
7. Escolha a opção desejada.
Logo após é só confirmar os dados pessoais e ir acompanhado o andamento da nova solicitação.
O tempo exato quem vai determinar é a Pericia Médica do INSS, de acordo com o laudo realizado pelo medico e anexado junto ao seu pedido do beneficio.
Afinal, cada caso é particular tudo ira depender do seu estado de saúde.
Geralmente o trabalhador pode solicitar a continuidade do auxilio doença em até 6 (Seis) vezes.
Qualquer trabalhador que seja contribuinte do INSS, tem direito de solicitar o auxilio doença. É obrigatório a comprovação da invalidez a atividades de trabalho.
Será aprovada ou negada pela pericia médica do INSS.
O valor do auxilio é de acordo com a renda do trabalhador que esta solicitando. Ou seja, é variável para cada solicitante.
Analogicamente na maioria dos casos, é concedido o valor do salário mínimo atual R$ 1.045,00
Hoje existe um período de carência para solicitar o benefício, o INSS pede 12 contribuições, que é equivalente 1 ano.
Porém existe a isenção da carência, quando o solicitante tem histórico de acidente de qualquer natureza ou por incapacidade vindo do trabalho profissional.
Sim, todos os beneficiários que solicitaram auxilio doença e obtiveram aprovação do beneficio tem direito ao décimo terceiro proporcional.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Original de Tudo Sobre INSS
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…