Imagem por @yanalya/ freepik
A partir do dia 03 de janeiro de 2022 o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) passará a ser um documento eletrônico obrigatório para as empresas.
O PPP é um documento obrigatório desde 1° de janeiro de 2004 nele consta o histórico laboral do trabalhador, com registros ambientais e resultados de monitoração biológica, para demonstração da exposição do funcionário a agentes nocivos. O formulário, disponibilizado pelo INSS, era preenchido em papel.
Agora, o formulário com as informações a serem prestadas à Previdência Social foi incorporado ao eSocial para permitir o registro eletrônico do PPP.
A mudança reduzirá a judicialização do benefício de aposentadoria especial, dará mais segurança jurídica às empresas e além de melhorar a qualidade das informações que serão encaminhadas ao INSS e ao fisco.
Agora, o formulário com as informações a serem prestadas à Previdência Social foi incorporado ao eSocial para permitir o registro eletrônico do PPP.
1° opção– Pedir para a empresa (RH): Importante sempre formalizar este pedido com protocolo, e-mail com resposta da mesma ou ligação gravada.
2° opção– Enviar uma carta com aviso de recebimento (AR)
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
A primeira edição do Exame de Suficiência de 2025, no dia 6 de abril, somou…
A rotina de um contador pode ser muito estressante e por conta da vida profissional…
A fila de espera do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem se tornado notícia…
Realmente o Imposto de Renda (IR) se tornou algo mais simples nos últimos anos, principalmente…
Para existir a possibilidade do Microempreendedor Individual (MEI) conseguir receber o seguro-desemprego, ele precisa trabalhar…
O Carnaval está começando, sendo uma data comemorada em todo o Brasil, em alguns estados…