INSS prevê mudanças que podem reduzir a fila por atendimento

Nos últimos dois anos, aposentados, pensionistas e demais segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), têm tido dificuldades para resolver suas questões junto ao órgão, em decorrência da demora no atendimento. 

O resultado deste cenário é uma fila de espera enorme, sendo a maior de toda a história da autarquia. Segundo o divulgado, o número de pessoas no aguardo por atendimento chegou a 2,85 milhões, o equivalente à população da Capital baiana, Salvador, da situação. 

No intuito de combater tais conjunturas, o INSS busca adotar estratégias que possam otimizar o atendimento. Nesta linha, foi anunciada uma portaria a qual deve estabelecer novos critérios para administrar e revisar os benefícios concedidos pela autarquia. 

Conforme as informações divulgadas, as alterações devem ser publicadas, em breve, no Diário Oficial da União (DOU). Com a medida, a autarquia pretende promover um procedimento padronizado mais ágil e capaz de atender melhor a demanda. 

A nova Instrução Normativa (IN) vem para substituir a antiga norma de 2015. Desta maneira, será possível incorporar as alterações que entraram em vigor somente em 2019, quando a Reforma da Previdência começou a valer. 

Ademais, a autarquia alegou que foram assinadas outras portarias para facilitar a vida dos servidores e “daqueles que operam com a matéria previdenciária”. 

Sobre o tema, a Previdência Social explicou que “além de reduzir o estoque de benefícios que aguardam análise e simplificar procedimentos rotineiros, a nova IN e as portarias visam fortalecer a segurança jurídica dos processos, já que trazem transparência aos direitos dos cidadãos”.

Por sua vez, apesar das medidas descritas terem capacidade de reduzir a fila de espera do órgão, muitos diretores do INSS ainda enxergam a contratação de mais funcionários, como a melhor estratégia frente ao atual cenário. A ideia é disponibilizar mais concursos para ocupar cargos, os quais não passam por reposição desde 2018. 

Lembrando que o próprio INSS aponta que a principal problemática se dá devido à sobrecarga e a falta de pessoal para atender a grande demanda atual. 

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Lucas Machado

Estudante de psicologia, sempre foi apaixonado pela escrita e encontrou no Jornal Contábil a oportunidade de escrever sobre temas que sempre teve interesse.

Recent Posts

Por que o Brasil é um dos países com mais usuários de cartões de crédito per capita do mundo?

O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…

2 horas ago

Imposto de Renda: o que é Malha Fina?

Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…

2 horas ago

Dicas para não errar ao preencher a Declaração Anual do MEI 2025

O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…

4 horas ago

Preciso declarar seguro de vida no Imposto de Renda?

Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…

5 horas ago

“Contador Parceiro” ganha nova proposta com Sebrae e Conselho Federal

O programa "Contador Parceiro – Construindo o Sucesso", iniciativa conjunta entre o Conselho Federal de…

6 horas ago

Entenda mais sobre a Drex: moeda digital que promete revolucionar o sistema financeiro brasileiro

O Drex, versão digital do real regulamentada pelo Banco Central (Bacen), está prevista para ser implementada…

6 horas ago