Chamadas

INSS: prova de vida presencial não será mais exigida

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) não vai mais poder exigir a prova de vida presencial. Isso porque o Governo Federal acabou com a exigência.

A partir de agora aposentados, pensionistas e demais segurados  do INSS deverão estar atentos às novas regras. Segundo o governo, o procedimento passará a ser realizado de forma automática, por meio de cruzamentos de informações de dados de bases públicas, federais, estaduais e municipais. Serão atingidas com as novas regras 36 milhões de pessoas, de acordo com o governo.

Uma vez por ano, os bancos realizam a prova de vida com o objetivo de evitar fraudes e garantir o pagamento dos benefícios sem precisar que eles sejam interrompidos.

Segundo a portaria assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), a comprovação de vida presencial passa a ser opcional, ou seja, somente se os aposentados, pensionistas ou demais segurados queiram ir ao banco para realizar o procedimento.

Para comprovar que o beneficiário do INSS está vivo, o governo irá consultar os registros de vacinação e de atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) e sistema de passaporte e de trânsito.

Atualmente dos 36 milhões que recebem benefícios do INSS, 5 milhões têm mais de 80 anos, segundo informou o INSS.

Antes, somente as pessoas acima de 80 anos estavam dispensadas de realizar a prova de vida presencial. Porém, a regra mudou com a assinatura da portaria que acabou com a prova de vida presencial.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terá até o dia 31 de dezembro deste ano para concluir a implementação. Sendo assim,  o bloqueio de pagamento de benefícios por falta da prova de vida está suspenso até dezembro.

O INSS deverá fazer um cruzamento de informações para confirmar que o segurado que recebe o benefício realizou algum ato registrado em base de dados próprias ou mantidas por órgãos públicos ou cartórios nos dez meses posteriores ao seu último aniversário.

Quando o Instituto não conseguir essa comprovação de vida, notificará o beneficiário, no mês anterior ao de seu aniversário, sobre a necessidade de realização da prova de vida, preferencialmente , por meio eletrônico.

De acordo com o Ministério do Trabalho e da Previdência, os segurados vão poder realizar de forma voluntária a comprovação de vida nas agências bancárias onde recebem o benefício.

“A portaria não configura possibilidade de recusa de realização do procedimento pela instituição financeira”, conforme nota divulgada pelo Ministério.

O que será aceito como Prova de vida

Acesso ao aplicativo Meu INSS ou outros aplicativos e sistemas dos órgãos e entidades públicas com certificado e controle de acesso , no Brasil ou no exterior.

Realização de empréstimo consignado através de reconhecimento biométrico.

Atendimento:

presencial na agências do INSS ou por reconhecimento biométrico na entidades ou instituições parceiras;

de perícia médica, por telemedicina ou presencial;

no sistema público de saúde ou rede conveniada;

atualizações no Cadastro Único, somente quando for efetuada pelo responsável pelo grupo;

emissão/renovação de documentos como passaporte, carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, alistamento militar ou outros documentos oficiais que necessitem da presença física do usuário ou reconhecimento biométrico;

recebimento do pagamento de benefício com reconhecimento biométrico;

declaração de Imposto de Renda como titular ou dependente;

vacinação;

cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito ou segurança pública.

A prova de vida é obrigatória para aposentados, pensionistas e para quem recebe benefícios do INSS por:

conta corrente, poupança ou cartão magnético. Essa é a forma que o INSS tem para evitar fraudes.

O que acontece com quem não fez a prova de vida entre 2020 e 2021?

O calendário que estava previsto para quem não tinha realizado a prova de vida nos anos anteriores foi imediatamente suspenso até o final de 2022, após o presidente assinar a portaria. Desta forma, os 4 milhões de benefícios que teriam o pagamento bloqueado a partir deste mês seguirão ativos.

O INSS informou que enquanto estiver implementando as mudanças necessárias até o dia 31 de dezembro deste ano, não acontecerá bloqueio de pagamento por falta de comprovação de vida.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

O MEI tem direito a seguro-desemprego?

Para existir a possibilidade do Microempreendedor Individual (MEI) conseguir receber o seguro-desemprego, ele precisa trabalhar…

1 hora ago

Funcionário que falta no Carnaval pode ser demitido por justa causa?

O Carnaval está começando, sendo uma data comemorada em todo o Brasil, em alguns estados…

2 horas ago

Por que o Brasil é um dos países com mais usuários de cartões de crédito per capita do mundo?

O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…

6 horas ago

Imposto de Renda: o que é Malha Fina?

Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…

6 horas ago

Dicas para não errar ao preencher a Declaração Anual do MEI 2025

O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…

7 horas ago

Preciso declarar seguro de vida no Imposto de Renda?

Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…

9 horas ago