Photo by @prostooleh / freepik
A perícia do INSS é uma das etapas mais importante para que o seu benefício seja concedido, e por ser uma etapa importante existem muitas dúvidas de como funciona, quando fazer, o que é avaliado, dúvidas comuns entre os segurados.
Muitos segurados buscam a ajuda de profissionais especializados na área, pois, ter todas as informações oferece tranquilidade ao processo.
Na matéria de hoje vamos esclarecer algumas dúvidas, vamos listar pontos importantes sobre este assunto, e também explicar como realizar o agendamento, quais os documentos são exigidos e muito mais, então se você leitor tem alguma dúvida sobre este assunto continue lendo nosso texto.
Existe também o benefício chamado LOAS, que pode ser solicitado por idosos e portadores de deficiência, comprovando situação de vulnerabilidade.
Este benefício é de caráter Assistencial que deve ser analisada pelo Serviço Social e pela perícia médica do INSS.
Para você que é segurado do INSS e precisa ser concedido a algum benefício o primeiro passo é passar por uma perícia médica.
Nesta perícia o médico do órgão vai analisar o estado de saúde do segurado através de exames clínicos e da documentação sobre doenças e acidentes.
Sendo assim o perito poderá atestar a capacidade ou a incapacidade do trabalhador para dar continuidade às suas atividades laborais.
Importante frisar que a perícia constata a doença ou acidente em si, porém busca comprovar se a atual condição de saúde do segurado se encaixa em alguma destas situações, veja:
O trabalhador passa por alguma incapacidade produtiva total, porém, temporária, originada por problemas de saúde.
Este benefício será concedido ao trabalhador após perícia médica que constate a incapacidade ou limitação para trabalhar.
É importante lembrar que neste caso seu afastamento deve ser superior a 15 dias, antes disso a empresa onde trabalha que ficará responsável pelo pagamento do trabalhador
Nesta categoria é para trabalhadores que não podem mais trabalhar em decorrência de problemas de saúde ou pelo agravamento deles, ela também requer avaliação de peritos do INSS.
Este é um benefício de caráter indenizatório que visa compensar o trabalhador que sofreu alguma redução de suas capacidades laborais, exemplo: Amputação de um dedo.
Em ambos os casos o perito do INSS avaliará as condições físicas ou mentais do profissional para exercer as suas atividades laborais.
Sendo assim ele fará testes clínicos e observará, também, outros exames e documentos anteriores e atuais que comprovem os danos à saúde.
Depois que o segurado for concedido ao benefício, o INSS pode fazer novas convocações de perícia para atestar a permanência da incapacidade.
A perícia deve ser agendada junto ao Instituto nacional do Seguro Social, você pode fazer isso de duas formas:
O INSS conta com uma Central de Atendimento, que atende pelo telefone 135, esse número está disponível de segunda à sábado, das 7 às 22 horas- horário de Brasília.
A ligação é gratuita por telefone fixo, mas cobra tarifa de ligação local quando for originada de um celular.
Você pode agendar sua perícia médica indo a uma agência, lembrando que o INSS só trabalha com atendimentos agendados, sendo assim é preciso marcar um dia e horário para ser atendido por eles.
Vale lembrar que esta perícia está sendo em função de comprovar a incapacidade laborativa temporária ou permanente decorrente de uma doença ou acidente.
E por isso aconselhamos a ter em mãos todas as documentações, exames médicos atualizados que comprovem a incapacidade laborativa, tais como:
OBS: A documentação tem que ser de acordo com a sua qualidade de segurado, senão o INSS pode alegar doença pré-existente.
Além disso é importante levar documentos pessoais de identificação, para que o atendimento possa ser realizado normalmente.
Os benefícios podem começar a ser pagos de 30 a 90 dias depois do resultado da perícia.
OBS: Este tempo é alterado de acordo com diversos fatores, portanto é importante que o segurado fique de olho na data de realização e, em seguida, em sua conta bancária, em para acompanhar a liberação dos valores
Esta etapa da perícia médica é uma etapa obrigatória para a concessão ou prorrogação de alguns benefícios do INSS, pois, auxílio-doença, auxílio-acidente e aposentadoria por invalidez serão concedidos ou renovados aos requerentes após a avaliação médica. O objetivo da perícia médica é analisar a doença e suas consequências podem gerar incapacidade laborativa. Lembre-se sempre de juntar as documentações necessárias para que seu benefício seja concedido.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por Laís Oliveira
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…