Imagem por @rawpixel.com / freepik / editado por jornal contábil
Após longos anos de trabalho, muitos cidadãos conquistam o direito de receber o merecido descanso através da aposentadoria. Nesse momento, em geral, pode surgir a dúvida: quanto tempo demora para que a aposentadoria seja concedida, após o pedido?
Sobre esta questão, por norma, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), têm até 90 dias para analisar a aposentadoria e conceder o benefício ao segurado. No entanto, o referido prazo foi estendido para 6 meses, em decorrência da pandemia da Covid-19.
No entanto, não é sempre que o órgão respeita os prazos estipulados, ainda sim há diversas variáveis que implicam no tempo de concessão, ou seja, o tempo do pedido irá depender de cada caso.
Nesta linha, o procedimento irá variar conforme o tipo de aposentadoria, os documentos exigidos conforme o caso, se há incidência de alguma irregularidade, entre outros fatores.
Tomando como exemplo, um requerimento de aposentadoria por idade, no caso de um segurado que os documentos estejam de acordo com o exigido, o benefício pode ser concedido em até 90 dias ou em até menos tempo.
Contudo, caso seja encontrado uma irregularidade, e pedido seja negado, o segurado poderá recorrer pela via administrativa por, ao menos, duas vezes, o que naturalmente aumenta o período de análise do benefício. Se houver necessidade de ingressar com uma ação judicial, todo processo pode se estender por até 5 anos, em algumas situações.
Cabe salientar que, há situações em que é preciso reconhecer atividade especial, ou comprovar alguma invalidez, devido a um acidente ou doença. Enfim, são das mais diversas variáveis.
Diante disso, é de suma importância, que o segurado tenha um bom planejamento previdenciário, de modo a potencializar as chânces de êxito no momento de pedir a aposentadoria, além de garantir um menor tempo entre o requerimento e a concessão do benefício.
Sendo assim, o recomendado é procurar um advogado, de preferência um profissional especializado nas questões que envolvem a Previdência Social, e assim conseguir a aposentadoria no tempo devido.
Atualmente, o órgão disponibiliza as seguintes categorias de aposentadoria:
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…