Photo by @ijeab / freepik
Para ter direito ao auxílio-doença é preciso que o cidadão preencha os requisitos para ter direito ao benefício.
No artigo de hoje apresentaremos 4 requisitos necessários para você receber seu auxílio-doença em 2021.
O Auxílio-Doença é um benefício por incapacidade devido ao segurado do INSS que comprove, em perícia médica, estar temporariamente incapaz para o trabalho em decorrência de doença ou acidente.
Diferentemente do que muitos imaginam esse benefício do INSS não é acionado assim que o trabalhador necessita se afastar de suas atividades laborais, pois é preciso a apresentação de um atestado médico para o empregador, pois assim é possível justificar o primeiro afastamento, de 15 dias para ser realizado tratamento.
Após a realização desse primeiro afastamento que tem sua remuneração realizada pelo empregador, o trabalhador precisa ser encaminhado para a perícia médica do Instituto e assim realizar a solicitação do auxílio-doença.
Lembrando que em situações onde o trabalhador é autônomo ou então segurado facultativo, a realização do acionamento da perícia médica deve ser imediato, contando de início a data onde ocorreu a incapacidade.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitas vezes os problemas pessoais podem atrapalhar a sua concentração e afetar o seu rendimento…
Se você encerrou seu Microempreendedor Individual (MEI) neste começo de 2025 e está com dúvidas…
Os processos contábeis movimentam inúmeras informações e demandam muitas operações burocráticas dentro das organizações. Qualquer…
No mês de março, a Receita Federal deverá comunicar todos os detalhes para a declaração…
A partir de 25 de março de 2025, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)…
A Reforma Tributária, com a promulgação da Lei Complementar nº 214/2025, introduziu mudanças significativas no…