Chamadas

INSS: quem está com 50 anos pode se aposentar?

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vem concedendo aposentadorias de acordo com as novas regras da Reforma da Presidência. Sendo assim, muitas pessoas que estão com 50 anos de idade não sabem se podem ou não se aposentar, já que contribuíram por 30 anos. A atual regra exige um período de transição.

Até 13 de novembro de 2019 era possível se aposentar por tempo de contribuição, sendo possível o trabalhador se aposentar pela idade mínima.

As mulheres que estavam com 50 anos conseguiam se aposentar com essa idade e os homens quando chegavam aos 55 anos. No entanto, a Reforma da Previdência jogou um balde de água fria em quem pensava em se aposentar por tempo de contribuição, isso porque, o benefício foi extinto.

Mas para quem cumpriu todos os requisitos e tinha direito antes da reforma, ou seja, antes de 13 de novembro de 2019, vai poder se aposentar pelas regras antigas. Já que a pessoa possui o direito adquirido.

A mulher que antes de 13 de novembro de 2019, já havia cumprido todos os requisitos, contribuindo por pelo menos por 30 anos, vai conseguir se aposentar antes do previsto. A exigência para os homens que estejam nessa mesma condição, é ter contribuído por pelo menos 35 anos.

Desta forma, o cálculo da aposentadoria do INSS  considerará a média de 80% dos maiores salários, sendo multiplicado pelo fator previdenciário.

Uma das regras de transição que é possível se aposentar pelas regras antigas é o pedágio de 50% que não exige o cumprimento de uma idade mínima. Porém, será necessário cumprir 50% do tempo que ainda falta para ter 30 anos de contribuição no caso das mulheres e 35 anos no caso dos homens.

Outra regra de transição que pode ser utilizada para as regras antigas, é o pedágio de 100%. Neste caso, será mais favorável para quem estava há mais de dois anos para a aposentadoria. A regra é a seguinte:

As mulheres precisarão estar com 57 anos e os homens com 60 anos para terem maiores vantagens na hora de se aposentar. Sendo que elas precisarão ter contribuído por pelo menos 30 anos e eles 35 anos.

Entenda:

Um cidadão está com 55 anos  e contribuiu por 32 anos junto ao INSS no momento em que a Reforma da Previdência passou a vigorar. Neste caso, ele vai precisar adicionar mais 3 anos, ou seja, mais 100% do tempo que faltava para completar os 35 anos de contribuição). Sendo necessário contribuir por mais 3 anos para poder se aposentar. 

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

5 horas ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

6 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

12 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

12 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

12 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

12 horas ago