Photo by @tirachardz / freepik
Quando um cidadão cumpre seus requisitos e consegue se aposentar, o mesmo pode continuar trabalhando? Esta é uma dúvida de muitos brasileiros.
No conteúdo de hoje vamos esclarecer um pouco mais sobre este assunto. Acompanhe.
Muitos brasileiros se aposentam e para completar a renda acabam permanecendo no mercado de trabalho.
Mas o principal problema é que muitos não sabem dos seus direitos e deveres e com isso acabam correndo o risco de perder seu benefício previdenciário.
A resposta para esta pergunta é “depende”, pois, a uma possibilidade disto acontecer, vou citar abaixo as categorias que o aposentado pode continuar trabalhando. Veja!
Nestas duas categorias o aposentado pode exercer suas atividades laborais normalmente, com carteira de trabalho assinada e fazendo jus ao seu salário sem perder o direito à remuneração mensal da aposentadoria.
Ambas, o aposentado pode exercer a mesma atividade que exercia antes de se aposentar, ou até mesmo ser contratado em outro emprego.
Porém, existem algumas categorias que o aposentado não poderá mais trabalhar. Veja!
O cidadão que se aposenta por invalidez ou incapacidade permanente, não poderá exercer suas atividades laborais, se o aposentado retornar às suas atividades laborais o mesmo terá o benefício cancelado.
Pois, o próprio nome já diz “Aposentadoria por Invalidez”, ela é concedida para o segurado que se encontra incapacitado total e permanente para trabalhar, logo se o aposentado continuar trabalhando a previdência entende que o mesmo estará apto para exercer suas funções laborais.
Para esses servidores, também existem algumas regras específicas, pois, os mesmo não poderão trabalhar no cargo em que obtiveram seu benefício, mas nada impossibilita que eles continuem trabalhando em outras atividades laborais.
Esta categoria é para os trabalhadores que exercem suas atividades laborais com exposição à insalubridade e a agentes prejudiciais à saúde.
Para os aposentados desta categoria, não é permitido exercer suas atividades laborais com atividades prejudiciais à saúde, caso contrário o mesmo poderá ter o benefício cancelado.
Mas à exceção, este aposentado poderá trabalhar registrado em qualquer outra função, sem que seu benefício seja cancelado.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por Laís Oliveira
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
A primeira edição do Exame de Suficiência de 2025, no dia 6 de abril, somou…
A rotina de um contador pode ser muito estressante e por conta da vida profissional…
A fila de espera do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem se tornado notícia…
Realmente o Imposto de Renda (IR) se tornou algo mais simples nos últimos anos, principalmente…
Para existir a possibilidade do Microempreendedor Individual (MEI) conseguir receber o seguro-desemprego, ele precisa trabalhar…
O Carnaval está começando, sendo uma data comemorada em todo o Brasil, em alguns estados…