Chamadas

INSS: Quem nunca trabalhou tem direito de se aposentar?

Muitas pessoas que nunca contribuíram para o INSS pensam que pela velhice, quando atingirem uma certa idade, vão conseguir se aposentar. Será se isto é possível? Existe uma aposentadoria para quem nunca trabalhou? Entenda esta situação com a explicação do texto abaixo.

Aposentadoria para quem nunca trabalhou, ou pagou o INSS, é possível?

Muitas pessoas que nunca contribuíram  para a Previdência Social (INSS)ou deixaram de contribuir por um determinado tempo, perdendo a qualidade de segurado e não completando o tempo mínimo de carência, que é o número mínimo de contribuições mensais que você tem que pagar para a Previdência para ter direito ao benefício, acreditam que alcançando a idade de 65 anos podem se aposentar.

Isso está errado!

A Previdência Social funciona como uma Seguradora, ou seja, primeiro você precisa pagar por um certo período de tempo, que nada mais é do que a carência, para então ter direito a receber o benefício.

Por isso que quem nunca contribuiu para a Previdência Social, não tem direito a receber o benefício de aposentadoria.

O que ocorre é que muitas pessoas confundem Aposentadoria com Benefício Assistencial, o famoso BPC/LOAS ( Benefício de Prestação Continuada).

Esses benefícios são bem diferentes!!!

Enquanto a Aposentadoria é um benefício previdenciário, que exige um número mínimo de contribuições mensais pagas pelo segurado, o BPC/LOAS é um benefício assistencial, que não exige o pagamento de contribuições.

Ele é devido às pessoas carentes.

E o que é o BPC/LOAS (Benefício de Prestação Continuada) ?

O Benefício Assistencial, está previsto no art. 203 da CF e na Lei nº 8.742/93 (Lei Orgânica de Assistência Social).

O BPC/LOAS é um benefício assistencial, pago pelo Governo, no valor de 1 salário mínimo por mês, para as pessoas idosas, com 65 anos ou mais ou à pessoas com deficiência, que comprovem ser carentes, não tendo condições de se sustentar sozinha, e que recebam até 1/4 de salário mínimo.

Esse benefício não é aposentadoria!

Ele é devido somente para as pessoas muito necessitadas!!

Portanto, quem nunca contribuiu para a Previdência não poderá se aposentar aos 65 anos de idade. Não existe então aposentadoria para quem nunca trabalhou, isto que é importante entender.

Somente poderá receber o benefício assistencial quem se preencher os requisitos, ou seja, ter 65 anos ou mais, ou ser pessoa com deficiência, e comprovar que recebe até 1/4 de salário mínimo.

Esses requisitos estão previstos na Lei n 8.742/93 ( Lei Orgânica de Assistência Social).

Não tem nada a ver com aposentadoria!

Quem recebe esse benefício, não tem direito a receber 13º salário, nem pensão por morte.

É um benefício assistencial, pago pelo Governo para as pessoas que realmente necessitam de ajuda para sobreviver.

Então, se você nunca contribuiu para a Previdência Social, você não poderá se aposentar e não terá direito a receber nenhum benefício previdenciário!

Quem tem direito ao BPC/LOAS ?

Você somente poderá receber o benefício assistencial, o BPC/LOAS, se preencher os requisitos que a lei determina, que são: a idade mínima 65 anos ou ser deficiente e provar que a sua renda mensal familiar é de até 1/4 do salário mínimo.

Importante você saber que para requerer o BPC, é preciso se inscrever no CadÚnico, que é o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Assim, você já deve estar inscrito antes de entrar com  o seu pedido para concessão do benefício assistencial ao idoso.

No vídeo abaixo esta situação é bem explicada para que você entenda tudo o que foi conversado até aqui sobre esta questão da aposentadoria para quem nunca trabalhou:

Então vejam, é fundamental a contribuição para o INSS para que possa existir a Aposentadoria. Inclusive, a Aposentadoria terá novas regras com a Reforma da Previdência, então é importante você sempre estar bem informado sobre tudo o que acontece e as novidades dentro do Direito Previdenciário.

Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?

Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Fonte: Direito Previdenciário

Wanessa

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

5 minutos ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

3 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

10 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

10 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

10 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

11 horas ago