Imagem por @senivpetro/ freepik
Quando contribuímos para o INSS os benefícios alcançam até nossos dependentes, porém não basta apenas ser dependente do segurado é preciso se enquadrar em alguns requisitos que são distribuídos entre grupos prioritários ao benefício.
O objetivo da legislação em conceder benefícios aos dependente é preservar a saúde financeira das famílias. E para ser considerado dependente é preciso comprovar a dependência financeira do contribuinte.
Continue conosco e saiba mais sobre o assunto.
O Regime Geral de Previdência Social divide e classifica todos os dependentes que podem receber a pensão por morte em classes.
Classe 1 inclui cônjuges e companheiros de união estável, além de filhos não emancipados de até 21 anos ou filhos inválidos, que apresentem deficiência intelectual ou deficiência física grave.
Classe 2 inclui os pais.
Classe 3 inclui irmãos não emancipados de até 21 anos ou irmãos inválidos, que apresentem deficiência intelectual ou deficiência física grave.
Existem algumas situações que podem sim fazer você perder sua condição de dependente, que são:
Para o filho menor sob guarda, enteado, ou irmão:
Para cônjuge:
União estável:
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…