Imagem por @DCStudio / freepik
Quando desejamos nos aposentar comprovar cada período trabalhado vale muito. Por isso muitos trabalhadores que trabalharam sem carteira assinada ficam na duvida na hora de como comprovar tempo de trabalho nesse período.
Pois é importante comprovar os períodos sem carteira para contar corretamente o tempo de trabalho e contribuição, para poder se aposentar na época certa e não perder tempo.
Segundo estabelecido no art. 55, §3º da Lei nº. 8.213/91, tal comprovação somente produzirá efeitos “quando baseada em início de prova material, não sendo admitida prova exclusivamente testemunhal, salvo na ocorrência de motivo de força maior ou caso fortuito, conforme disposto no Regulamento”.
Por isso confira abaixo um lista de documentos que vão te ajudar com a comprovação.
Quem precisa comprovar que trabalhou sem carteira assinada poderá usar documentos para isso, mas vale lebrar que todos eles tem quer ter sido emitidos na data que deseja comprovar:
Esses trabalhadores são os responsáveis pelas próprias contribuições previdenciárias, por esse motivo é obrigação deles fazer as arrecadações referentes ao período trabalhado sem carteira assinada.
Caso o autônomo não tenha feito o pagamento na data correta, ele deverá fazer o pagamento retroativo.
Em relação a comprovação dos autônomos somente os períodos remotos e sem qualquer informação no INSS precisam ser comprovados como:
*Sem comprovar a atividade para os casos acima, não adianta você pagar o INSS em atraso, pois ele não será considerado como tempo de contribuição.
Então quando for solicitar sua aposentadoria primeiro, é preciso comprovar o trabalho como autônomo para, depois, efetuar o pagamento.
Mas caso o atraso seja menor que 5 anos e você já está inscrito como contribuinte individual no INSS, você não precisa comprovar o trabalho autônomo.
Nesse caso, você pode calcular e emitir a Guia da Previdência Social – GPS direto no site da Receita Federal, por meio do Sistema de Acréscimos Legais.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…