Fazer a perícia do INSS ou até mesmo no hospital é uma opção para quem está acamado e necessita de um benefício por incapacidade.
Muitas pessoas não sabem que isso é possível, mas para isso basta designar um representante para comparecer em seu lugar, portando documentos que comprovem a internação hospitalar ou a impossibilidade de locomoção até a agência do INSS, juntamente com outros documentos de identificação, no dia e horário agendados para a perícia.
Durante essa perícia, o médico avaliará se é pertinente realizar o procedimento externamente, podendo ser em domicílio, hospital ou em outro local, como em um município diferente, por exemplo.
A perícia médica é indispensável para a obtenção de benefícios por incapacidade, seja temporário (anteriormente conhecido como auxílio-doença) ou permanente (aposentadoria por invalidez).
Essa alternativa foi criada levando em consideração a possibilidade de o segurado estar acamado, necessitando de cuidados especiais e sem condições de se locomover até a agência do INSS.
Leia Também: Doenças Que Dão Direito A Aposentadoria: Entenda Cada Uma Delas
É importante ressaltar que em nenhuma circunstância o segurado precisa se deslocar para o atendimento da perícia em maca, ambulância ou outro veículo, visando preservar tanto a integridade quanto a privacidade do segurado.
Em casos de gravidade clínica, há o risco de agravamento da situação ou até mesmo risco de vida para o requerente.
Essa informação sobre a possibilidade da perícia domiciliar ou hospitalar é sempre destacada no comprovante de agendamento desses benefícios.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…