Chamadas

INSS vai pagar 14° salário para aposentados e pensionistas?

O 14° salário vem sendo um motivo para vários debates, principalmente pelo fato de ter sido divulgado em 2020, como uma ajuda para os aposentados e pensionistas do INSS que naquele ano tiveram o 13° salário antecipado devido à pandemia de Covid-19.

Agora, o assunto volta novamente, isso porque o 13° salário foi antecipado para maio e junho deste ano, também devido à Covid-19. A preocupação é a mesma, os aposentados ficarão sem um dinheiro extra no final.
No entanto, não existe nenhuma confirmação que o 14° salário seja liberado para o final do ano como um abono extra de Natal.

Em agosto, um projeto de lei de n° 3.657 foi apresentado ao Congresso pelo senador Paulo Paim (PT-RS), que prevê a possível liberação do pagamento do 14° salário mínimo a segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). No entanto, este projeto está parado no Senado desde 2020.

Um dos motivos para o 14° salário não ser liberado é falta de recursos para pagar o abono. Numa entrevista ao jornal Extra, Paulo Paim discordou “O governo pode retirar os recursos da PEC 10/2020, aprovada e que trata de recursos emergenciais. A proposta, agora Emenda Constitucional 106, criou um regime extraordinário fiscal e financeiro para vigorar durante estado de calamidade pública provocada pela pandemia de coronavírus”.

O projeto de lei do 14º salário, do senador Paulo Paim (PT-RS), determina a duplicação, em caráter emergencial, já que o 13° salário foi antecipado.

O senador no seu texto, também beneficia os segurados dependentes e Regime Geral da Previdência Social (RGPS).
O senador considera que mais de 10 milhões de brasileiros já dependiam da renda de idosos aposentados para viver, e que eles arcam com a maior parte das despesas, socorrendo filhos e netos.

No entanto, embora o senador demonstre vontade, os parlamentares não se sensibilizaram com a proposta e ela continua parada.

Então, sejamos sinceros, a liberação do 14° salário em 2021, é pouco provável de acontecer.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Saque-aniversário: bancos aceitam  proposta de mudar limite para 5 anos

Após meses de negociação com o governo, os principais bancos do país dizem aceitar uma…

1 hora ago

IR 2025: qual a diferença entre dependente e alimentando?

A declaração do Imposto de Renda (IR) pode ser realmente estressante e um pouco complicada…

2 horas ago

Golpes tributários: o risco das restituições indevidas no Simples Nacional

Cada vez mais vemos casos de empresas que enfrenta problemas com golpes dos mais variados…

2 horas ago

INSS: extrato para declaração do IR 2025 já disponível

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que vão declarar Imposto de…

3 horas ago

Bloco H: empresas devem incluir no Sped Fiscal até dia 28

O Bloco H é uma etapa que faz parte da EFD (Escrituração Fiscal Digital) do…

3 horas ago

Ser MEI vale a pena? Entenda como funciona e aproveite todos os benefícios!

O MEI é um regime tributário que surgiu para facilitar a formalização como empresa das…

4 horas ago