O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está pagando um auxílio de meio salário mínimo (R$ 606 em 2022) para os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) que começarem a trabalhar?
Apesar de soar um pouco estranho, o beneficiário do BPC que começar a trabalhar, além do seu salário, terá direito de receber um benefício de meio salário mínimo todos os meses enquanto estiver trabalhando.
Se você quer entender um pouco mais sobre como funciona esse benefício, como ter acesso a essa ajuda extra enquanto está trabalhando, continue acompanhando!
Auxílio de meio salário mínimo
O auxílio de meio salário por mês é chamado de auxílio-inclusão e é pago às pessoas com algum tipo de deficiência que estejam recebendo o BPC. No entanto, será preciso cumprir os seguintes requisitos:
- Estar recebendo o BPC ou ainda ter recebido o BPC nos últimos 5 anos;
- Para receber o auxílio é necessário trabalhar ganhando menos que dois salários mínimos;
- Estar com CPF regularizado.
Vale lembrar que o Auxílio-inclusão será paga substituindo o BPC, dessa forma, diferente do que acontecia antigamente onde o beneficiário perdia o direito ao BPC, agora o mesmo passa a ter o benefício substituído pelo auxílio-inclusão.
Outra vantagem importante do auxílio-inclusão é que caso o beneficiário saia do emprego, o mesmo voltará a receber o BPC automaticamente.
Por fim, outra questão extremamente vantajosa é que para ter direito ao BPC é necessário que a família tenha renda per capita de até 1/4 do salário mínimo. Contudo, se após conseguir um emprego essa renda melhorar, o beneficiário ainda continuará dentro do programa.
Como solicitar o benefício?
A solicitação do auxílio-inclusão pode ser feita de forma totalmente online, através da plataforma Meu INSS, confira o passo a passo de como pedir:
- Acesse a plataforma Meu INSS pelo site ou aplicativo disponível para celular Android e iOS;
- Faça login clicando na opção “Entrar com Gov.br”;
- Na tela inicial da plataforma, clique em “Novo Pedido”;
- Em seguida digite “auxílio-inclusão”;
- Clique no nome do serviço;
- Confira seus dados e realize todas as alterações necessárias;
- Inclua todos os documentos solicitações, conforme as orientações apresentadas;
- Finalize a solicitação e aguarde o resultado que será informado na própria plataforma Meu INSS.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp