Categories: Fique SabendoINSS

INSS vai utilizar Whatsapp na prestação de serviços aos segurados

Carlos Lupi, ministro da Previdência Social, informou na sexta-feira (14) que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deverá utilizar o Whatsapp na prestação de serviços aos segurados. 

O anúncio de Lupi aconteceu durante a reunião com gestores do INSS na sede da Gerência-Executiva Fortaleza (CE). 

Foto: José Cruz/Agência Brasil

“Temos mais celulares do que pessoas. Todo mundo se comunica hoje pelas mensagens. Se conseguirmos utilizar essa ferramenta, vamos melhorar sensivelmente a comunicação com o cidadão. O aplicativo será testado por um mês como uma ferramenta de interação com a população”, afirmou Lupi.

Leia Também: ATENÇÃO: Veja Como Consultar O Saldo Do Cartão Cidadão

Prestação de serviços

Segundo informações, o WhatsApp vai funcionar como um canal para ser encaminhado orientações vindas do INSS, entre elas, detalhes sobre pedidos de concessão e manutenção de benefícios, datas e locais de perícia médica, entre outros. 

O MPS deverá firmar Acordos de Cooperação Técnica com os Ministérios da Saúde, do Desenvolvimento Social, Marinha e Desenvolvimento Agrário, como forma de facilitar o compartilhamento de informações, como do Cadastro Único, e auxiliar em demandas de outros benefícios, como seguro defeso do pescador artesanal.

De acordo com o ministro da Previdência Social, durante um mês, o aplicativo será testado como uma ferramenta de interação com a população. O INSS vai poder enviar avisos sobre datas de perícias, andamento de pedidos e orientações diversas.

No Nordeste, Carlos Lupi foi recebido por Rogério Souza (superintendente regional do INSS no Nordeste), e os gerentes-executivos Francismar Lucena (Fortaleza), Robson Fonseca (Sobral) e Emerson Callou (Juazeiro do Norte). 

O ministro ficou conhecendo o panorama da Previdência no estado. Sendo 90 Agências da Previdência Social (APS) ativas – com cobertura dos 184 municípios cearenses – e força de trabalho de mais de mil servidores técnico-administrativos. Mensalmente o INSS paga no Ceará R$ 2,4 bilhões, em mais de 1,6 milhão de benefícios ativos.

O ministro aproveitou para conversar com os servidores do INSS. Ele aproveitou o momento para agradecer e também parabenizar o esforço de cada um  para a entrega mais rápida e consistente das demandas que envolvem o serviço prestado ao segurado. 

O ministro fez uma promessa que com certeza será cobrado mais tarde. Ele disse que irá reduzir a espera dos segurados por atendimento.

“Vamos humanizar mais o INSS. Mudar nossa imagem reduzindo essa espera. É a minha principal tarefa: resgatar a imagem do INSS”, afirmou.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

2 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

2 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

2 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

2 horas ago

Precificação contábil: como cobrar mais pelo seu trabalho

Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…

3 horas ago

Como fugir das multas fiscais com a nova regulamentação do SPED e e-Social em 2025

Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…

3 horas ago