Chamadas

INSS: Veja como não cair no pente fino

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está preparando um pente fino para agosto onde será analisado irregularidades nos critérios para aquisição dos benefícios por incapacidade. Segundo o INSS, o procedimento é para evitar possíveis fraudes.

A vigilância maior do Instituto vai ser no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e também nos benefícios por incapacidade temporária.

Um dos mais visados é o auxílio-doença que serve de passagem para a aposentadoria por invalidez.

Há uma expectativa que cerca de 170 mil segurados do INSS passarão pelo pente fino, segundo o órgão. Os que devem ficar atentos são os que recebem o benefício por incapacidade temporária por um período de seis meses, e que ainda não passaram por perícia médica e nem tem data para o benefício ser interrompido.

Evitando o pente fino

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Quais erros cometidos pelo segurado que podem levá-lo a ficar sem o pagamento? Os mais visados são os que não atualizaram os seus cadastros pelo Meu INSS. Uma simples atualização pode livrar você da mira do INSS. Basta acessar o site ou aplicativo Meu INSS e atualizar endereço, telefone, e-mail para contato, entre outras informações.

Outra medida que você pode tomar é verificar se todos os documentos médicos que foram anexados para o pedido do benefício por incapacidade temporária estão corretos, se não falta nenhuma informação. Basta você enviá-los novamente.

Por isso o segurado dever ficar atento, o INSS através de seus canais oficiais enviará um comunicado avisando da realização do pente fino. Você recebendo a notificação terá 60 dias para enviar toda a documentação exigida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para que sua situação seja regularizada.

Fique ligado, se a documentação estiver incompleta ou incorreta, o benefício será bloqueado.

Somente passarão pelo pente fino as pessoas que possuírem alguma pendência com o INSS, com os que recebem o benefício por incapacidade há mais de dez anos.
Estão isentos do pente fino:

Segurado que recebe aposentadoria por invalidez;
Pensionistas inválidos que não tenham retornado à atividade e com idade de 60 anos ou mais;
Aposentados por invalidez e pensionistas inválidos que não tenham retornado à atividade com pelo menos 55 anos e que recebe o benefício há pelo menos 15 anos;
Os beneficiários portadores do vírus HIV.

Melhor conselho que podemos dar ao segurado do INSS é sempre atualizar seus dados, verificar sempre documenta e laudos enviados para evitar ter o pagamento suspenso devido a um simples procedimento.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Encerrou seu MEI nos primeiros meses de 2025? Veja as suas obrigações!

Se você encerrou seu Microempreendedor Individual (MEI) neste começo de 2025 e está com dúvidas…

2 horas ago

Alerta! 7 erros que precisam ser evitados na contabilidade da empresa

Os processos contábeis movimentam inúmeras informações e demandam muitas operações burocráticas dentro das organizações. Qualquer…

4 horas ago

3 categorias de documentos necessários para declarar IR 2025

No mês de março, a Receita Federal deverá comunicar todos os detalhes para a declaração…

5 horas ago

Calendário de Pagamento INSS Março/Abril 2025: Todas as Datas e Informações

A partir de 25 de março de 2025, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)…

6 horas ago

Reforma Tributária: Lei Complementar traz nova regra, gerando maior complexidade ao novo modelo

A Reforma Tributária, com a promulgação da Lei Complementar nº 214/2025, introduziu mudanças significativas no…

7 horas ago

Síndicos e condomínios precisam declarar Imposto de Renda?

O período de envio das declarações de imposto de renda 2025 ainda nem começou. Mas…

7 horas ago