Imagem por @freepik / freepik / editado por Jornal Contábil
Em novembro o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está pagando em parcela única o 13° salário para quem começou a receber benefício a partir maio deste ano. Quem recebeu o benefício entre os meses de abril e junho não terá direito de receber nesta rodada.
Pela regra, o INSS paga o benefício em duas parcelas de 50% cada, sendo a segunda com descontos do Imposto de Renda. Porém, quem começou a receber benefícios em maio só terá direito a uma parcela única do 13º salário. Lembrando que o pagamento será proporcional aos meses do ano.
O 13º para este grupo de segurados será liberado no mês de novembro de 2022, seguindo o calendário padrão do Instituto. O segurado recebe de acordo com o número final do benefício, sem considerar o dígito – após o traço.
Os beneficiários irão receber o 13º salário em novembro pois não tinham sido incluídos na antecipação das parcelas nos meses de abril e junho deste ano. Isso porque foram contemplados antecipadamente quem já recebia benefícios do INSS desde 2021, ou que começaram a ser contemplados no início de 2022 (até o mês de março).
Não terão direito ao 13º salário quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Destacando que o valor integral é pago somente aos segurados que já recebem os respectivos benefícios há um ano ou mais. Do contrário, o cálculo da quantia liberada será proporcional aos meses como beneficiário.
Você poderá consultar informações sobre o 13º salário do INSS das seguintes formas:
Site Meu INSS
Aplicativo Meu INSS
Central de Atendimento 135
Para quem não conseguir ter acesso pelo site ou aplicativo, pode ligar para a central de atendimento 135 (disponível de segunda a sábado, das 7 horas às 22 horas – sem cobrança de taxas).
Lembrando que o 13º salário será pago em parcela única para quem começou a receber benefícios do INSS a partir de maio de 2022.
Quem recebe um salário mínimo
Quem recebe acima de um salário mínimo
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…