O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) possui regras para conceder a aposentadoria, alteradas com a aprovação da Reforma da Previdência em novembro de 2019. Uma delas é a regra de transição para a aposentadoria por idade.
Você vai poder se aposentar por qualquer um dos sistemas de transição que for alcançado primeiro. As regras de transição foram usadas como adaptação às novas normas e para que pessoas próximas de se aposentar durante a aprovação da reforma não perdessem o benefício.
A Reforma manteve a idade de aposentadoria dos homens, que continuará a ser de 65 anos e o tempo de contribuição de 15 anos.
As mulheres para se aposentar em 2021, precisam estar com 61 anos e ter contribuído durante 15 anos. Porém, para elas, essas regras vão mudar em 2022.
Essa regra é para quem faltava dois anos ou menos de completar o período mínimo de contribuição ao INSS para se aposentar sem idade mínima, antes de 13 de novembro de 2019.
Sendo assim, será necessário contribuir por 50% do tempo que faltava para a mulher completar 30 anos de contribuição e o homem 35 anos.
Neste caso, a mulher vai precisar estar com 57 anos e o homem com 60 anos. Sendo necessário cumprir o dobro do período que estava faltando para a mulher completar 30 anos de contribuição e o homem 35 anos em 13 de novembro de 2019.
Nessa regra será somada a idade + o tempo de contribuição. O resultado terá que atingir a pontuação mínima exigida naquele ano.
Pontuação exigida em 2021
Mulher – 88 pontos
Homem – 98 pontos
A pontuação aumenta um ponto a cada ano.
Para se aposentar com a regra de transição por pontos é preciso ter o período mínimo de contribuição de 30 anos para as mulheres e 35 anos para os homens.
Na idade progressiva será necessário a mulher ter contribuído por 30 anos e o homem por 35 anos, e atingir a idade mínima exigida para se aposentar. Lembrando que a idade de aposentadoria sobe seis meses a cada ano.
Idade mínima válida em 2021
Mulher: 57 anos de idade
Homem: 62 anos de idade
Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o site oficial do órgão facilitou o cálculo da data da aposentadoria para o trabalhador. Entre na página ou no aplicativo Meu INSS e informe a senha para ver o simulador na página inicial.
Quando você clicar no símbolo que representa um olho, o simulador mostra a idade e o tempo de contribuição do segurado. Em seguida, é só clicar em “detalhar” para ver quanto falta para se aposentar em cada uma das regras de transição ou se já há direito.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O programa "Contador Parceiro – Construindo o Sucesso", iniciativa conjunta entre o Conselho Federal de…
O Drex, versão digital do real regulamentada pelo Banco Central (Bacen), está prevista para ser implementada…
Abrir um negócio exige uma série de cuidados e demanda algumas ações por parte do…
A reforma tributária, aprovada no final de 2024, trouxe uma novidade que pode mudar a…
Se você já pensou em baixar uma versão modificada do WhatsApp, talvez seja hora de…
Se planejar financeiramente para a aposentadoria pode parecer um desafio, mas quanto antes você começar,…