O INSS é responsável por efetuar o pagamento de muitas aposentadorias e auxílios para os segurados brasileiros, todo trabalhador brasileiro que faz suas contribuições para o INSS em dia, podem fazer jus a aposentadorias, auxílio-doença, auxílio-acidente, entre outros.
Na matéria de hoje vamos esclarecer sobre o auxílio-reclusão, você sabe o que é? Continue conosco que vou esclarecer o que é este auxílio e quem tem direito.
Auxílio-Reclusão
Este benefício é concedido pelo INSS, muitas pessoas não sabem o que é e quem pode requerer o benefício.
Este benefício é pago para os dependentes de um cidadão de baixa renda, que está preso, o auxílio-reclusão é basicamente uma ajuda de custo.
Quem pode requerer este benefício?
- Irmãos que são menores de 21 anos/ ou com alguma deficiência física ou psicológica;
- País;
- Filhos que são menores de 21 anos, ou que tenham alguma deficiência física e psicológica;
- Cônjuge.

Podemos dizer que o auxílio-reclusão é como se fosse uma pensão por morte, pois, o mesmo vai amparar financeiramente aquele dependente.
Requisitos a serem cumpridos
- É necessário que o preso esteja em regime fechado;
- É necessário estar na qualidade de segurado;
- Comprovar a necessidade para receber o benefício/ baixa renda;
- Não é permitido receber salário da empresa, ou benefícios previdenciários.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por Laís Oliveira
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp