Tecnologia

Integrar canais de comunicação aproxima marcas aos consumidores

Facilitar a jornada de compra do cliente é essencial para as empresas que desejam se destacar no mercado, fornecendo uma experiência agradável e dinâmica que tem influência direta sobre pontos como fidelização de clientes e taxa de fechamento de vendas.

No processo de compra, a integração dos canais de comunicação é um trunfo importante, que deve começar a ser discutido e implementado pelas marcas.

Criar uma experiência omnichannel deve ser o objetivo principal.

Na prática, esse estilo de oferecer a venda se baseia em estreitar a relação entre online e offline, permitindo, por exemplo, que um produto seja comprado pelo site e retirado na loja física, ou que o pagamento seja efetuado na loja física com entrega para diferentes endereços.

Dessa forma, o cliente terá maior liberdade na hora de efetuar a compra, realizar o pagamento, acrescentar itens ao pedido, etc.

Apesar de o processo parecer complexo, a execução apropriada dessa integração entre diferentes canais proporciona uma experiência de compra importante para garantir a fidelização do cliente e um feedback positivo, que pode gerar interesse por possíveis novos compradores.

Para que tudo isso ocorra bem, é importante seguir alguns passos até a integração digital completa, como entender os hábitos de compra e as preferências do público que consome a marca, garantir um Serviço de Atendimento ao Consumidor eficiente para instruir os consumidores e eliminar dúvidas, entre outros cuidados.

Como garantir o sucesso da integração

Designed by JoeZ / shutterstock

Além de entender as questões referentes ao comportamento dos consumidores, o processo de integração demanda um preparo técnico.

Para que o caminho entre online e offline esteja livre, é essencial a eliminação de barreiras, o que pode ser feito com o uso de APIs – Application Programming Interface, ou Interface de Programação de Aplicação. 

Essas interfaces atuam como “tradutores”, com a função de conectar sistemas, softwares e aplicativos, sendo possível unir sistemas que possuem linguagens distintas, realizar automações e conectar diferentes bancos de dados, o que é especialmente útil para empresas que querem integrar operações distintas.

Na prática, as APIs podem ser aplicadas em várias ferramentas e canais de comunicação, como WhatsApp, SMS e e-mail, facilitando os processos internos e o contato com os clientes.

No caso de omnichannel, é possível usar uma API para integrar as informações entre o banco de dados e o servidor de e-mail, por exemplo, evitando problemas de comunicação entre diferentes áreas da empresa.

Já as APIs de aplicativos de mensagens podem ser usadas para esclarecer informações referentes a um pedido, como o status ou a possibilidade de retirar a encomenda em uma loja física.

É possível deixar as operações ainda mais seguras com o uso de uma senha enviada pelo celular para ser apresentada na loja física.

As possibilidades são muitas, e usar as várias tecnologias disponíveis só tende a melhorar a experiência dos usuários e garantir o sucesso nos processos.

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

9 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

12 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

19 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

19 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

20 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

20 horas ago