Cada vez mais frequente no dia a dia das pessoas, a Inteligência Artificial (IA) tem tudo para apoiar e dominar o futuro das compras. É o que descobriu a mais recente pesquisa divulgada pelo serviço global de pagamentos e compras Klarna, com sede em Estocolmo (Suécia). Conforme o estudo, além da IA, esse cenário também será amparado pela Realidade Aumentada (AR na sigla em inglês) e a Realidade Virtual (VR).
Por conta disso, a publicação adverte que os varejistas terão que adaptar a sua oferta para conquistar compradores no horizonte que se desenha, pois se acredita que a IA, juntamente com a AR e a VR, serão predominantes tanto nas lojas físicas quanto no comércio online.
Para chegar a essas conclusões, a empresa ouviu cerca de cinco mil consumidores em cinco países, a fim de examinar os hábitos de compra daqui a 18 anos, quando a geração Z completará 40 anos e, ao lado da geração do milênio, fará parte dos consumidores dominantes.
Leia também: Os Impactos Da Inteligência Artificial Na Propriedade Intelectual
Além dos avanços tecnológicos, a pesquisa aponta que o futuro do planeta e o crescimento da economia circular também estão na mente dos consumidores.
Destes, 52% querem uma moda cada vez mais sustentável no futuro, 51% desejam que a economia circular tenha uma participação maior no setor de compras e um em cada três consumidores acredita que venderá e comprará itens usados com mais frequência.
Conforme o estudo, tanto a IA como a VA e a VR deverão potencializar as futuras experiências de compras, embora não substituam o consumo na realidade. Nesse sentido, 41% da geração Z e 38% dos millenials acreditam que as compras em realidade virtual vão ultrapassar o consumo da vida real nos próximos vinte anos.
Ao mesmo tempo, mais da metade (52%) dos consumidores avalia que ainda comprará em lojas físicas em vez de online (33%) em 2041.
Sendo que a maioria da geração Z (81%) e dos millenials (75%) esperam que a AR melhore sua experiência de compra na loja física e um terço (33%) acredita que a tecnologia se tornará padrão em lojas de varejo.
Leia também: Comissão Discute Sobre O Uso Da Inteligência Artificial Na Educação
Enquanto isso, menos da metade dos entrevistados da Geração Z acha que experimentará roupas como faz atualmente (44%). Mais da metade quer usar camarins virtuais ou realidade aumentada, enquanto 23% pretendem usar IA a fim de obter conselhos de moda.
Além disso, metade da Geração Z é receptiva à ideia de ser abordada por um robô ao fazer compras na loja e 34% desejam ter acesso a consultores virtuais quando estiverem fazendo compras online.
A publicação também revelou que a personalização está no topo da lista de desejos dos compradores do futuro. Ou seja, 70% querem uma experiência de compra cada vez mais adequada ao seu perfil e 42% creem que isto se torne uma realidade tanto na loja física como no varejo online.
Leia também: Área Contábil Tem Grandes Chances De Sofrer Impactos Do ChatGPT
Nesse contexto, aponta David Sandström, diretor de marketing da Klarna, a previsão é de que a próxima geração de consumidores espera uma experiência de compra por meio da qual os produtos encontrem os consumidores, e não o contrário, e a IA será fundamental para que isto seja alcançado.
Além de que, conforme prevê o ChatGPT, também consultado na pesquisa, recomendações personalizadas com base no histórico de preferências dos compradores se tornarão cada vez mais assertivos, tornando a experiência do consumidor mais eficientes e personalizada.
Finalmente, outra constatação do estudo é que o futuro cenário das compras será sem dinheiro (cashless em inglês). Afinal, consumidores de todas as idades (54%) concordam com a previsão de que a maioria das lojas físicas venderá por meio de métodos digitais de pagamento dentro de 18 anos, com 33% da Geração Z acreditando que essa mudança ocorrerá em cinco anos.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…