Chamadas

Intervalo interjornada e intrajornada: entenda como funciona

Todo trabalhador tem direito ao descanso, de forma que as horas são determinadas por lei. Esse período é chamado de intervalo interjornada e corresponde ao momento do término da jornada de trabalho até o início de outra.

Além de ser voltado ao descanso do funcionário, esse intervalo tem o objetivo de garantir a saúde e segurança do colaborador. Porém, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o intervalo interjornada e acabam confundindo com o intervalo intrajornada.

Por isso, hoje vamos diferenciar cada um deles, para que você possa tirar suas dúvidas sobre como funcionam, conforme o que a lei regulamenta. Acompanhe! 

Como funciona esse intervalo?

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) orienta que o trabalhador possui o direito a 11 horas de descanso entre duas jornadas de trabalho. Caso a empresa exija que o empregado compareça ao local de trabalho neste período, está descumprindo a determinação e, por isso, deve pagar um adicional referente à horas extras.

Vale ressaltar que essa regra foi estabelecida em decisões julgadas pelos Tribunais. Desta forma, é calculado o tempo trabalhado com um acréscimo de 50% sobre o custo da hora normal de trabalho. Então, como exemplo, podemos citar o caso de um trabalhador cuja hora de trabalho é de R$10,00. Se ele trabalhar durante seu descanso valerá R$15,00. 

Exceções

Essa determinação poderá ser aplicada de formas diferentes se houver acordos ou em razão da natureza da atividade que é desempenhada, pois, atualmente existem jornadas de trabalho diferentes. Podemos citar as seguintes: 

  • Escala 12×36: o repouso será de 36 horas após 12 horas trabalhadas;
  • Serviço ferroviário: possui intervalo interjornada de 14 horas;
  • Jornalistas: período de descanso é de, no mínimo, 10 horas
  • Motoristas: têm direito ao descanso de 11 horas dentro de um período de 24 horas.

Interjornada e Intrajornada

Ressaltamos acima que o intervalo interjornada se trata do momento de descanso entre uma jornada de trabalho e outra. Por sua vez, a intrajornada se trata das pausas no período a ser trabalhado. Então, veja como funciona: 

  • Trabalhadores que atuam de 4 a 6 horas: tem direito a 15 minutos de descanso;
  • Trabalhadores que atuam mais de 6 horas: têm direito à pausa de 1 hora ou mais.

Caso seja desenvolvido atividades profissionais a pedido da empresa durante o intervalo intrajornada, também deve ser pago a hora extra, que serão calculadas de acordo com as horas que forem exercidas a mais.

Uma ferramenta que pode auxiliar empregadores e funcionários a fazerem o monitoramento das horas trabalhadas é o registro de ponto, visto que a falta dele é considerado um dos principais geradores de processos trabalhistas. 

Por que esse descanso é importante?

O intervalo é caracterizado como uma medida de saúde para o trabalhador, sendo o período voltado para descanso, alimentação, higiene, lazer e outras atividades que podem auxiliar na recuperação de suas energias.

Especialistas ressaltam que se o funcionário não tiver um período de descanso, poderá ser prejudicado no trabalho devido ao baixo rendimento e isso também costuma resultar em sérios problemas de saúde. 

Dentre as principais enfermidades causadas pela falta de descanso está o estresse, baixa imunidade, pressão alta, exaustão e até mesmo problemas mais graves, como a síndrome do burnout, que está relacionado ao cansaço físico e mental. 

Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com Departamento Pessoal?

Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?

Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.

Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.

Por Samara Arruda

Jornal Contábil

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

3 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

6 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

13 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

13 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

13 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

13 horas ago