Foto: Adriano Machado / Direitos Reservados / Agência Brasil
Terminou nesta terça-feira (31), a intervenção na segurança pública do Distrito Federal, determinada pelo presidente Lula no dia 8 de janeiro, quando golpistas invadiram prédios dos Três Poderes.
A partir de hoje (01), a responsabilidade volta a ser do governo do DF, que também já tem um novo Secretário de Segurança Pública. Foram 23 dias de intervenção na segurança pública do Distrito Federal.
Leia também: Proprietários de Armas de Fogo têm 60 dias para fazer cadastro no Sinarm
Nesta quarta-feira o delegado da polícia federal Sandro Avelar assume o comando da segurança no DF, ele é quem chefiará a operação para a posse de congressistas e a retomada dos trabalhos no poder judiciário.
O plano foi montado pelo interventor Ricardo Capelli, com a participação do novo secretário, a esplanada estará fechada, só entraram servidores, deputados e senadores, ministros e autoridades e os convidados devidamente identificados pelos convites.
Essa é uma medida de segurança para garantir que tudo corra na mais perfeita harmonia, a polícia fará uma grande operação de segurança para resguardar esse momento.
Além das investigações conduzidas pela Polícia Federal sobre os atos do dia 8 de janeiro, foram abertos oito inquéritos, para apurar a atuação dos PMs em meio às invasões.
A depredação dos prédios dos Três Poderes levou o ministro da Justiça, Flávio Dino, a propor ao presidente Lula a criação de uma guarda nacional, ela seria responsável por cuidar das áreas Federais em Brasília.
A Governadora em exercício do Distrito Federal Celina Leão, acredita que com um novo comando na segurança pública, atos de vandalismo não irão se repetir.
Leia também: Bancada da posse tem três alterações em relação ao resultado da eleição
A presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministra Rosa Weber, pediu a Procuradoria Geral da República que se manifeste sobre um pedido de investigação contra Waldemar Costa Neto, Presidente do PL partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Em entrevista ao jornal O Globo, na sexta passada, o político afirmou que todas as pessoas ligadas ao governo tinham em suas casas propostas golpistas como a que foi apreendida na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres.
Nesta terça a polícia federal também pediu que o Ministro Alexandre de Moraes autorize o depoimento do presidente do PL dentro do inquérito que já investiga a minuta golpista.
O Ministro Alexandra de Moraes do Supremo Tribunal Federal deu prazo de cinco dias para Polícia Federal ouvir o presidente do PL, Valdemar Costa Neto sobre a declaração dele, a respeito de uma suposta destruição de propostas de teor golpista.
No último dia da intervenção Federal a câmara dos deputados recuperou mais uma obra de arte que havia sido danificada pelos golpistas que invadiram o congresso, um painel de madeira de Atos Bulcão, foi recolocado no salão verde.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…