Quem busca uma boa rentabilidade para um dinheiro que não pode ficar “preso” CDB com liquidez diária é uma ótima opção. O CDB com liquidez diária permite que esse resgate do dinheiro seja feito em qualquer dia útil.
Se você se interessou e quer saber mais deste tipo de investimento continue conosco, pois vamos te mostrar como o CDB com liquidez funciona.
O que é CDB e liquidez?
CDB é a sigla para Certificado de Depósito Bancário. Ele é um investimento de renda fixa emitido por instituições financeiras privadas. Já a liquidez é a capacidade de um investimento se transformar em dinheiro.
O CDB é um título que funciona como um empréstimo a um banco: você empresta seu dinheiro para a instituição financeira e recebe de volta com juros.
Quando você investe em um CDB e assim, empresta dinheiro para um banco, vai receber em troca o seu dinheiro de volta mais uma rentabilidade.
O CDB com liquidez diária funciona da mesma maneira que outros CDBs disponíveis no mercado de investimentos. A diferença é que ele pode ser resgatado a qualquer momento, em até um dia útil.
O Certificado de Depósito Bancário de liquidez diária faz parte da renda fixa. Ele é indicado para quem quer ter a liberdade de ter o dinheiro em mãos quando quiser.
Como investir nos principais CDBs com liquidez diária do mercado?
Existem três principais tipos de CDB disponíveis no mercado. Eles são:
Prefixado
É aquele em que você sabe quanto vai receber na data de vencimento. É definido por um percentual, que será aplicado até o prazo final.
Pós-fixado
Também chamado de pós-DI, é um título em que você conhece apenas o indexador. Basicamente, esse é o indicador que fará a sua remuneração variar ao longo do tempo.
Essa é a modalidade mais utilizada nos CDBs de liquidez diária. O mais comum é que o rendimento desse título esteja atrelado ao Certificado de Depósito Interbancário (CDI).
No entanto, também podem ser usadas a taxa básica de juros e a inflação, ou seja, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Geralmente, a rentabilidade do CDB pós-fixado é definida a partir de um percentual do CDI.
Híbrido
É uma opção menos comum para o CDB, mas que também pode surgir. Nesse caso, a rentabilidade combina os dois modelos anteriores.
Na prática, existe uma parte prefixada e outra pós-fixada, vinculada a um indexador, que, normalmente, é em relação ao IPCA ou outro índice de inflação. Assim, a grande vantagem desse investimento é a garantia do poder de compra, já que há sempre um ganho real (acima da inflação).
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp