Chamadas

IOF: veja as novas alíquotas válidas até dezembro

A partir do dia 20 de setembro, as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) nas transações de crédito de pessoas jurídicas e físicas, vão aumentar. A iniciativa é regulamentada pelo decreto nº 10.797, publicado na edição desta sexta-feira, 17, do Diário Oficial da União. 

Essa mudança vai valer até 31 de dezembro. Com isso, a expectativa é de que o aumento resulte numa receita de R$ 2,14 bilhões, que deverá ser utilizada para custear uma parte do programa Auxílio Brasil.

Entenda o IOF

O IOF é cobrado em uma série de transações e se trata do Imposto sobre Operações Financeiras. Incide sobre financiamentos, empréstimos, além de compras no cartão de crédito e operações de câmbio, investimentos e seguros.

As instituições financeiras são responsáveis por recolher esse imposto que é enviado aos cofres públicos. O aumento dessa alíquota será sentido pelo cidadão ao contrair crédito, ao fazer operações como a utilização de cheque especial, pagamento do rotativo do cartão de crédito, crédito consignado e financiamento de veículos, por exemplo. 

Mas essa mudança no IOF, segundo o governo, permitirá que haja um aumento da cota de importação de bens que são destinados à ciência e tecnologia. A nova alíquota também poderá interferir nos custos da alimentação, visto que está diretamente ligada à possibilidade de redução a zero da alíquota da Contribuição Social do PIS/Cofins que incide na importação do milho. 

Quais são as novas alíquotas?

Para pessoa jurídica a atual alíquota diária é de 0,0041% e a anual é de 1,50%. Com o aumento ficará da seguinte forma:

  • por ano, será de 2,04% ao ano
  • por dia, será de 0,00559%;

Para as pessoas físicas, que hoje pagam a alíquota diária de 0,0082% e 3,0% anual, deverão arcar com:

  • por ano será de 4,08% ao ano;
  • por dia será de 0,01118%;

Entre abril e novembro de 2020, o governo zerou a alíquota de IOF sobre empréstimos, com o objetivo de facilitar o acesso ao crédito durante a pandemia. No entanto, esse imposto voltou a ser cobrado  no fim do ano passado. 

Auxílio Brasil

A arrecadação com o aumento do IOF é uma tentativa do governo de custear parte do novo programa que irá substituir o Bolsa Família. A iniciativa também pretende continuar auxiliando os cidadãos após o fim dos pagamentos do auxílio emergencial.

O valor mensal que será pago àqueles que forem considerados elegíveis, ainda não foi definido mas se espera que seja de, pelo menos, R$ 300. Além de alterar o valor, o governo pretende ampliar o número de pessoas beneficiadas para amenizar parte dos efeitos da pandemia. Com isso será elevado de 14,6 milhões de famílias atendidas pelo Bolsa Família, para 17 milhões.

Nesta semana, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas-AL), afirmou que aguarda a estabilização sobre a proposta dos precatórios que é a grande aposta do governo para o custeio do Auxílio Brasil. No entanto, o programa deve ser definido somente entre os meses de outubro e novembro.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Samara Arruda

Jornalista há 10 anos, já atuou na redação de revistas e jornais locais de MG e na produção de conteúdo para redes sociais. Atualmente, se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil

Recent Posts

INSS confirma as datas de pagamento de benefícios com reajuste. Confira!

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou o  calendário de pagamentos para o ano…

2 horas ago

Quais os principais desafios e oportunidades para os contadores em 2025?

Em 2025, os contadores enfrentarão um cenário de transformações tecnológicas, legislativas e econômicas que impactam…

3 horas ago

Como surgiram os impostos que pagamos hoje?

Você já parou para pensar de onde vem os impostos que pagamos? ICMS, IPVA, IR…

3 horas ago

CRT-4 : erros podem impedir MEI de emitir nota a partir de abril

Desde setembro de 2024, o MEI (Microempreendedor Individual) passou a ser obrigado a inserir o…

4 horas ago

Reoneração da Folha de Pagamento: Entenda os Impactos e Estratégias para sua Empresa

A partir de janeiro de 2025, as empresas brasileiras se deparam com o desafio da…

4 horas ago

EFD-Reinf tem prazo de envio até dia 17. Veja mais detalhes desta obrigação

A Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf) é uma obrigação acessória…

4 horas ago