Com a chegada do final do ano, um dos assuntos que acabam entrando em destaque são as obrigações de início de ano, onde, dentre elas, temos o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).
Isso porque já no mês de janeiro os Detrans de todos os Estados do país começam a receber os pagamentos do IPVA, aliás, inclusive já tem estado que já está recebendo o imposto de 2023 neste mês de dezembro.
No entanto, é possível pagar o IPVA de duas formas diferentes, a primeira com pagamento integral até determinada data, que garante um desconto maior, já a outra possibilidade é pagar parcelado, mas sem desconto algum.
Dessa forma, caso você não tenha se decidido ainda como pagar o IPVA, ou esteja buscando a melhor opção para fazer o pagamento do imposto em 2023. Aproveite a descubra qual a melhor opção.
IPVA, devo pagar a vista ou parcelado?
A decisão de pagar o IPVA parcelado ou à vista depende de inúmeros fatores. Dessa forma, para que você escolha qual a opção ideal é necessário verificar, qual o desconto oferecido no seu estado.
Caso você tenha o dinheiro na mão e este dinheiro não abalar o seu orçamento, vale muito a pena pagar o imposto à vista, afinal, você garante um bom desconto e ainda fica livre de uma vez da obrigação, sem que o IPVA pese no seu orçamento durante alguns meses.
Caso você não tenha o dinheiro em mãos, ou caso tenha, acredite que pagando o valor a vista você poderá ter impactos negativos do seu orçamento, faça o pagamento parcelado, afinal, caso você use todo seu dinheiro sem pensar em imprevistos, ou caso tenha esquecido de contas, você poderá arrumar sérios problemas.
Uma outra maneira de pagar o seu IPVA é que hoje, muitas empresas realizam o parcelamento de boletos como é o caso do PicPay, Ame, dentre outros onde, você pode pagar um boleto e parcelar com desconto através do cartão de crédito.
Dessa forma, você poderá usar simular os valores pagando o IPVA em mais parcelas, o que também pode ser vantajoso, mas lembre-se de verificar qual o juros cobrados, pois, para parcelar um boleto, essas ferramentas cobram juros por isso.
Agora, independente da escolha, se vai pagar o IPVA à vista ou parcelado, tenha certeza de que o tributo não impactará no seu orçamento, pois, cair em cheque especial ou rotativos do cartão para quitar o imposto podem gerar inúmeras dores de cabeça devido aos juros das operações.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp