Chamadas

IPVA 2023: é melhor pagar à vista ou parcelar?

Com a chegada do final do ano, um dos assuntos que acabam entrando em destaque são as obrigações de início de ano, onde, dentre elas, temos o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

Isso porque já no mês de janeiro os Detrans de todos os Estados do país começam a receber os pagamentos do IPVA, aliás, inclusive já tem estado que já está recebendo o imposto de 2023 neste mês de dezembro.

No entanto, é possível pagar o IPVA de duas formas diferentes, a primeira com pagamento integral até determinada data, que garante um desconto maior, já a outra possibilidade é pagar parcelado, mas sem desconto algum.

Dessa forma, caso você não tenha se decidido ainda como pagar o IPVA, ou esteja buscando a melhor opção para fazer o pagamento do imposto em 2023. Aproveite a descubra qual a melhor opção.

IPVA, devo pagar a vista ou parcelado?

A decisão de pagar o IPVA parcelado ou à vista depende de inúmeros fatores. Dessa forma, para que você escolha qual a opção ideal é necessário verificar, qual o desconto oferecido no seu estado.

Caso você tenha o dinheiro na mão e este dinheiro não abalar o seu orçamento, vale muito a pena pagar o imposto à vista, afinal, você garante um bom desconto e ainda fica livre de uma vez da obrigação, sem que o IPVA pese no seu orçamento durante alguns meses.

Caso você não tenha o dinheiro em mãos, ou caso tenha, acredite que pagando o valor a vista você poderá ter impactos negativos do seu orçamento, faça o pagamento parcelado, afinal, caso você use todo seu dinheiro sem pensar em imprevistos, ou caso tenha esquecido de contas, você poderá arrumar sérios problemas.

Uma outra maneira de pagar o seu IPVA é que hoje, muitas empresas realizam o parcelamento de boletos como é o caso do PicPay, Ame, dentre outros onde, você pode pagar um boleto e parcelar com desconto através do cartão de crédito.

Dessa forma, você poderá usar simular os valores pagando o IPVA em mais parcelas, o que também pode ser vantajoso, mas lembre-se de verificar qual o juros cobrados, pois, para parcelar um boleto, essas ferramentas cobram juros por isso.

Agora, independente da escolha, se vai pagar o IPVA à vista ou parcelado, tenha certeza de que o tributo não impactará no seu orçamento, pois, cair em cheque especial ou rotativos do cartão para quitar o imposto podem gerar inúmeras dores de cabeça devido aos juros das operações.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

15 horas ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

16 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

22 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

22 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

22 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

22 horas ago