Chamadas

IPVA 2023: Veja se o seu carro está isento do imposto

As buscas do IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor) está em alta, contudo, para 2023, alguns veículos estarão isentos da obrigação e não serão impactados pela alta 10% que o imposto sofrerá na cobrança do próximo ano.

O IPVA é calculado sobre o valor venal dos veículos, dessa forma, como em 2022 houve uma alta média de 10% no valor dos veículos, o imposto por sua vez também sairá mais caro em 2023.

Contudo, o que muitos proprietários não sabem e devem se atentar é que existe a possibilidade de garantir a isenção do IPVA pela idade do veículo. Isso porque, cada estado adota critérios próprios e pode deixar o IPVA “grátis” para muitos motoristas, conforme o ano de fabricação do veículo.

Leia +: IPVA 2023: é melhor pagar à vista ou parcelar?

Isenção do IPVA 2023

Uma maneira muito comum de se conquistar a isenção do IPVA é pelo ano de fabricação do veículo, pois, muitos estados do país oferecem a gratuidade do imposto dependendo do ano de fabricação do veículo.

Vale lembrar que o IPVA é um imposto estadual, dessa forma, cada estado brasileiro pode definir critérios próprios para garantir ou não a isenção do imposto.

No Distrito Federal, Amazonas, Bahia, Ceará, Espirito Santo, Maranhão, Goiás, Paraíba, Pará, Sergipe, Rondônia, Rio de Janeiro e Piauí, é possível garantir a isenção do IPVA para veículos com mais de 15 anos de fabricação.

Já no Mato Grosso, os motoristas podem garantir a isenção do imposto caso os veículos tenham sua fabricação há mais de 18 anos.

No estado de Alagoas, estão isentos do IPVA os veículos fabricados até 31 de dezembro de 2002. Já no Acre, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná, estão isentos veículos que completam 20 anos de fabricação.

Para os estados de Tocantins e de Santa Catarina, é possível garantir a isenção do imposto para veículos com mais de 30 anos de fabricação.

Enquanto isso, no Rio Grande do Norte, Amapá e Roraima o imposto só é cobrado para veículos com até 10 anos de fabricação.

Já em Minas Gerais e Pernambuco, ambos os estados não oferecem a gratuidade do IPVA pelo ano de fabricação do veículo.

Leia +: Carro PcD: Como funciona, quem tem direito e como comprar?

PcD

Pessoas com deficiência, mais conhecidas como PcD também possuem o direito de garantir a isenção na cobrança do IPVA, porém, para isso é necessário se atentar a regra de cada estado. Isso porque, cada estado pode definir suas próprias regras para dar o direito a isenção do imposto para o PcD.

Isenção para veículos elétricos e híbridos

Determinados estados do país também garantem a isenção do IPVA para veículos elétricos. O Maranhão, Distrito Federal, Rio Grande do Norte e Piauí garantem a isenção total do imposto para veículos elétricos. Já em outros estados a cobrança é parcial para veículos elétricos.

Contudo, vale lembrar que não existe uma lei federal que determine que carros elétricos e híbridos garantam a isenção do IPVA, dessa forma, cada estado é responsável por legislar essa regra.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Imposto de Renda 2025: último ano para envio de recibos de saúde físicos

Saber como declarar despesas médicas no Imposto de Renda corretamente é essencial para garantir suas…

10 minutos ago

Lula faz anúncios sobre Pé-de-Meia e Farmácia Popular em rede nacional

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva utilizou um pronunciamento nesta segunda-feira em cadeia de…

47 minutos ago

Contabilidade: Inscrições para EQT 1/2025 seguem abertas até dia 6 de março

Os profissionais de contabilidade que tenham interesse em atuar em cargos de Auditoria e Perícia…

3 horas ago

Exame de Suficiência de 1/2025 tem mais de 47 mil inscritos

A primeira edição do Exame de Suficiência de 2025, no dia 6 de abril, somou…

3 horas ago

Contador, confira 3 dicas para cuidar da sua saúde mental

A rotina de um contador pode ser muito estressante e por conta da vida profissional…

4 horas ago

INSS: Fila e tempo de espera deve reduzir nos próximo meses

A fila de espera do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem se tornado notícia…

5 horas ago