Imagem por @rawpixel.com / @moviafilmes / freepik
Mudanças vão acontecer em 2022 com o IPVA, DPVAT e CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Os motoristas devem ficar atentos para não serem surpreendidos no futuro.
Em janeiro vai acontecer um aumento no valor do IPVA. Esse aumento será no valor venal dos veículos, que sofreu uma grande valorização no ano passado. No entanto, a alíquota cobrada pelos estados, permanecerá a mesma.
Em 2021, os veículos usados ficaram 31,8% mais caros no ano, e os novos tiveram uma alta de 19,3%, de acordo com a Fipe (Fundação de Pesquisas Econômicas.
Em São Paulo, por exemplo, o aumento médio no tributo será de 30% e no Distrito Federal, em média, ficará 10% mais alto.
Por isso, você deverá conferir no estado onde mora, quais as condições que serão oferecidas para pagamentos à vista ou os prazos de parcelamento.
Uma boa notícia para o motorista, ele estará isento de pagar o seguro obrigatório, conhecido como DPVAT, essa isenção também aconteceu no ano passado. Em 17 de dezembro de 2021, o CNSP (Conselho Nacional dos Seguros Privados), vinculado ao Ministério da Economia, aprovou a isenção, desta forma, os condutores estão livres dessa obrigação em 2022. A isenção vale para todas as categorias e foi concedida devido a excedência de recursos.
De acordo com o CNSP, a isenção foi concedida porque existe um excedente de recursos no FDPVAT – Fundo da Caixa Econômica Federal que administra os recursos do DPVAT, para cobrir os prejuízos com acidentes de trânsito.
Porém, a medida afeta o Sistema Único de Saúde (SUS), que recebia 45% da arrecadação anual do DPVAT.
A partir deste ano começa a valer a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Segundo o Contran (Conselho Nacional de Trânsito), o novo modelo vai começar a ser emitido a partir de 1° de junho de 2022. A resolução n° 886 foi publicada em 13 de dezembro do ano passado.
O novo modelo tem como intenção impedir a falsificação do documento, dando mais segurança ao motorista. Para isso, a nova CNH vem com uma tinta que brilha no escuro e itens que só podem ser vistos com luz ultravioleta e com um QR Code.
Serão duas formas que o condutor poderá ter o documento, em papel ou modelo digital que poderá ser acessado por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito.
O novo modelo só será exigido aos novos condutores ou para quem pedir a renovação da CNH a partir de junho.
Uma outra novidade, a partir deste ano, a CNH apresentará uma tabela com todos os tipos de veículos (identificados por letras e desenhos das carrocerias) indicando quais deles o condutor está apto a conduzir. Inclusive vai identificar se o motorista usa o documento para atividades remuneradas.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O concurso do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) já tem…
É inegável que para a grande maioria dos brasileiros o que mais importa é conseguir…
Recentemente foram compartilhados boatos afirmando que a contribuição do Microempreendedor Individual (MEI) aumentaria de valor,…
Anualmente a Receita Federal divulga as regras para o Imposto de Renda (IR) e milhões…
O Carnaval está chegando e, com ele, surge a dúvida: o que vai abrir e…
Você sabia que a Universidade de São Paulo (USP) está com inscrições abertas para mais…