Chamadas

IPVA: governo perdoa dívidas passadas de condutores

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é um imposto estadual, que deve ser pago anualmente. Sua alíquota varia de estado para estado, de 1% a 6%, de acordo com o valor do veículo (Tabela FIPE).

Muitos condutores de veículos estão em atraso no pagamento do IPVA e do licenciamento de veículo. Essas pessoas poderão ter o perdão da dívida, caso sejam condutores de motocicletas e que tenham realizado o pagamento de ambos os tributos este ano. 

Esta iniciativa é do Governo do Mato Grosso do Sul, que vai permitir que a pessoa seja anistiada de débitos atrasados do IPVA e que também possa participar do Programa de Regularização Fiscal (RFIS).

Em dezembro do ano passado, o estado do Mato Grosso do Sul, através de lei, estabelece o “perdão” de débitos atrasados do IPVA para os condutores de motocicletas. O objetivo da anistia das dívidas do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é garantir que os motociclistas possam quitar seus débitos de forma mais acessível.

Para ter esse benefício é preciso que o condutor tenha pago o IPVA com vencimento em 2022. Serão beneficiados os condutores de motos de até 150 cilindradas.

Rudel Trindade Júnior, diretor do Departamento de Trânsito  do Mato Grosso do Sul (Detran-MS), disse que nesta anistia oferecida pelo o estado, as multas vencidas não estão incluídas.

Veículos isentos do IPVA 2022 no MS

No estado do Mato Grosso do Sul, estão isentos do pagamento do IPVA 2022 veículos com mais de 15 anos de fabricação. A partir deste ano, motocicletas de até 150 cm³ de cilindrada também ficaram dispensadas da primeira tributação do imposto.

Ônibus e vans escolares, além de automóveis de bares, restaurantes e empresas do segmento turismo também estão isentos do tributo: de acordo com o governo estadual, isso ocorre porque esses setores foram muito prejudicados pela pandemia.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Lúpus: veja os direitos que o INSS oferece ao segurado

O lúpus é uma doença inflamatória autoimune, em que o próprio sistema imunológico produz anticorpos…

13 horas ago

Omie tem mais de 60 vagas abertas em 10 estados brasileiros

A Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, está com 64 vagas abertas em suas…

14 horas ago

MEI: Como realizar a alteração do CNAE pela internet?

Atualmente, é possível alterar a ocupação de forma simples e objetiva, mas muitos empreendedores ainda…

14 horas ago

Alerta ao MEI: classificação incorreta da atividade pode gerar multas e mais impostos

Nos últimos dias, os pequenos empreendedores foram pegos de surpresa com a notícia de que…

15 horas ago

Fraudes digitais – a ameaça crescente às empresas no Brasil

A digitalização acelerada dos negócios no Brasil trouxe uma série de facilidades, mas também criou…

15 horas ago

IRPF 2025: Como a Inteligência Artificial Ajuda a Evitar a Malha Fiscal

Com o prazo de entrega do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) se aproximando,…

15 horas ago