Foto: Agência Brasil
O preço dos carros no país não para de aumentar, a desvalorização do real que tornou os componentes importados mais caros, o aumento do preço de matérias-primas, bem como o aumento do ICMS como ocorreu no estado de São Paulo, são os principais motivos que levaram a esse aumento.
Além dos pontos citados, devido ao período de pandemia, temos como consequência aquela famosa lei de oferta e demanda, onde, com a menor oferta de carros zero quilometro e a grande demanda retraída, maiores são os preços dos veículos no país.
Através dessa demanda retraída, o impacto também atingiu o cenário de seminovos, tendo em vista que, com a queda na oferta de zero quilometro, a busca por seminovos se intensificaram, resumindo em uma alta exorbitante, de carros novos e seminovos.
Assim, como consequência dessa alta, os brasileiros devem se preparar para uma alta também no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no ano que vem.
Conforme dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, mais conhecida como FIPE, somente entre os meses de fevereiro de 2020 e julho deste ano, o preço dos veículos zero-quilômetro tiveram uma alta de 19,9%. No caso dos seminovos, independente do ano e modelo, a alta no mesmo período chegou a 24,4%.
Assim, como consequência na alta dos preços dos carros, o IPVA ficará bem salgado no ano que vem. A título de informação o valor médio cobrado pelo imposto é de 4% do valor do veículo segundo a tabela Fipe, no entanto, há estados que cobram entre 2% e 3,75%.
Assim, com demasiada alta nos preços dos carros, os motoristas deverão desembolsar mais dinheiro para pagar o IPVA em 2022 do que gastaram para pagar este ano, já que o valor dos carros só tem aumentado. Então a recomendação que fica é, prepare o seu bolso!
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…
Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…
O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…
Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…
O programa "Contador Parceiro – Construindo o Sucesso", iniciativa conjunta entre o Conselho Federal de…
O Drex, versão digital do real regulamentada pelo Banco Central (Bacen), está prevista para ser implementada…