Fique Sabendo

IPVA zero para motos de até 170 cilindradas é autorizado no Senado

Nesta última quarta-feira, dia 06 de julho, o plenário do Senado Federal aprovou o Projeto de Resolução (PRS 3/2019) que viabiliza a reduzir a zero a alíquota do IPVA (Imposto sobre a propriedade de veículos automotores) que incide sobre motos de até 170 cilindradas. 

Em suma, a proposta busca abaixar o preço dos veículos que costumam ser utilizados pela população de baixa renda do país, segundo o relator do texto, Mecias de Jesus (Republicanos-RR).O texto original previa que o alíquota zero somente fosse direcionado a motos 150 cilindradas, entretanto, emendas ampliaram o alcance do benefício, no intuito de impactar todos os proprietários de motocicletas de baixa cilindrada. Atualmente, a proposta segue em promulgação. 

Segundo o deputado Chico Rodrigues (União-RR), autor do projeto, defendeu sua proposta sob a justificativa de que 85% dos compradores de motocicletas estão nas classes C, D e E. O parlamentar acrescentou que muitos se utilizam do veículo para garantir sua renda, ou se deslocar até o trabalho, dado que, em grande parte, este grupo não possui um grande poder aquisitivo. 

Vale ressaltar que a medida não possui caráter impositivo, de modo que ela apenas autoriza que os estados adotem a alíquota zero para motos de até 170 cilindradas. Isto é, fica a critério dos estados reduzir ou não a incisão do tributo sobre os veículos. 

Diante disso, o relator do texto sustenta que a medida não representa impedimentos em relação à responsabilidade fiscal da União. Lembrando que o IPVA trata-se de um tributo estadual, logo, qualquer renúncia de receita caberá ao governo das unidades federativas. 

Lucas Machado

Estudante de psicologia, sempre foi apaixonado pela escrita e encontrou no Jornal Contábil a oportunidade de escrever sobre temas que sempre teve interesse.

Recent Posts

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

5 horas ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

6 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

12 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

12 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

12 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

12 horas ago