Chamadas

IR 2023: novidades nas regras são divulgadas. Veja aqui!!

Todo início ano ocorre a mesma rotina: pagamento de impostos. O principal deles é o Imposto de Renda. Afinal, é preciso acertar as contas com o “leão” para não ter problemas com a Receita Federal. Este ano de 2023, o prazo para entrega vai de 15 de março a 31 de maio. 

Inclusive, houve a divulgação de novidades na manhã desta segunda-feira. As inovações ficam por conta da declaração pré-preenchida, que desta vez está disponível desde o início do prazo, das restituições via PIX  e na declaração de ativos na Bolsa de Valores, que agora tem piso mínimo para declaração. 

A estimativa é que sejam entregues entre 38,5 e 39,5 milhões de declarações do Imposto de Renda. No ano passado, o Fisco recebeu 34,4 milhões de documentos.

Leia também: Veja Como Se Preparar Para Declarar O Imposto De Renda 2023

Novidades 2023

Neste ano, quem realizou operações na Bolsa de Valores de São Paulo, só precisará declarar se as movimentações foram superiores a R$ 40 mil ou se obteve ganhos com a incidência do IR.

A declaração pré-preenchida além de ser disponibilizada mais cedo, também trará dados novos, como os de imóveis comprados e registrados em cartório, doações efetuadas, criptoativos declarados por exchanges, atualização dos saldos das contas bancárias e de investimentos e rendimentos da restituição.

Outra informação passada foi que os contribuintes  que optarem por receber a restituição por Pix terão prioridade nos lotes de pagamento.

Prazo e prioridades

O programa do IR será liberado para download no dia 15 de março. No mesmo dia, ficam disponíveis o preenchimento e a entrega online do imposto no e-CAC (Centro de Atendimento Virtual).

Entregar a declaração antes é vantajoso para aqueles que visam ter a restituição primeiro. Os lotes iniciais contemplam idosos acima de 80 anos; idosos entre entre 60 e 79 anos; contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Assim, após estas prioridades, recebem os contribuintes que declararam primeiro. 

Por fim, quem perder o prazo paga multa de, pelo menos, R$ 165,74, podendo o valor chegar a 20% do imposto devido no ano. 

Ana Luzia Rodrigues

Jornalista há 30 anos já atuou nas redações de jornais de Teresópolis como reporter, editora , diagramadora. Fez vários textos jornalísticos para o evento Rio 92 e atualmente está atuando no jornalismo digital integrando a equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

56 minutos ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

60 minutos ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

1 hora ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

1 hora ago

Precificação contábil: como cobrar mais pelo seu trabalho

Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…

2 horas ago

Como fugir das multas fiscais com a nova regulamentação do SPED e e-Social em 2025

Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…

2 horas ago