Muitos contribuintes já estão ansiosos para receberem a restituição do Imposto de Renda 2023. De acordo com a Receita Federal, o primeiro irá receber na próxima quarta-feira (31). Lembrando que a prioridade será dada a quem forneceu a chave Pix com o número do CPF na declaração do tributo.
A grana cairá diretamente na conta bancária que foi informada pelo contribuinte no ato do envio da declaração. Geralmente o valor da devolução costuma ser atualizado com base na Taxa Selic, acumulada desde o mês seguinte ao prazo final de entrega da declaração, até o mês anterior ao pagamento, com o acréscimo de 1% no mês do depósito.
Se você enviou sua declaração antecipadamente, vai ter prioridade na devolução dos valores. Lembrando que embora você ainda possa enviar sua declaração, o dia 10 de maio, foi a data máxima de envio para os contribuintes interessados em garantir o débito automático na primeira ou cota única.
Sendo assim, poderão receber primeiro a restituição do Imposto de Renda, quem optou pela declaração pré-preenchida e quem optou pela utilização do Pix como meio de recebimento dos valores.
Poderá ter direito a restituição qualquer pessoa que declarou o IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) desde que haja saldo a ser recebido.
O cálculo da restituição depende de uma série de fatores, incluindo o montante de gastos, o valor do imposto retido na fonte e o modelo de tributação. Caberá a Receita Federal analisar cada caso.
Para informações mais detalhadas, basta ir ao portal e-CAC. Neste caso, será possível saber o status de sua declaração e ainda descobrir se ficou alguma pendência ou divergência e se sua declaração está na ‘malha fina’.
Leia Também: MEI: Prazo Para Entrega Da Declaração Anual Simplificada Termina No Dia 31/05
A Receita Federal estabelece que todas as pessoas residentes no Brasil no ano passado que se enquadram em algum dos requisitos a seguir devem entregar a declaração em 2023:
Cursos Jornal Contábil
Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre Imposto de Renda. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática. Para saber mais clique aqui
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou o calendário de pagamentos para o ano…
Em 2025, os contadores enfrentarão um cenário de transformações tecnológicas, legislativas e econômicas que impactam…
Você já parou para pensar de onde vem os impostos que pagamos? ICMS, IPVA, IR…
Desde setembro de 2024, o MEI (Microempreendedor Individual) passou a ser obrigado a inserir o…
A partir de janeiro de 2025, as empresas brasileiras se deparam com o desafio da…
A Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf) é uma obrigação acessória…