De acordo com a Receita Federal, o programa para fazer a declaração do Imposto de Renda 2023 será liberado para download no dia 15 de março.
A Receita todo ano libera uma nova versão que precisa ser baixada conforme o sistema operacional do seu computador.
Também no dia 15 de março, os contribuintes deverão começar a enviar suas declarações deste. Diferente do que aconteceu em outros anos, o calendário de 2023 começará mais tarde.
Esse atraso vai ajudar os contribuintes a ter acesso às declarações pré-preenchidas já no início do período de envio. Esta versão agiliza o preenchimento e evita possíveis erros, conforme informou a Receita Federal.
Este ano o prazo para a entrega das declarações não termina no final de abril, como acontecia antes. Em 2023, o contribuinte ganhou um tempinho a mais, tendo até dia 31 de maio como prazo final.
A Receita divulgará todas as regras detalhadas do Imposto de Renda 2023 nesta segunda-feira (27).
Leia Também: Quando O Trabalhador Pode Solicitar O Auxílio-Doença?
O contribuinte que for fazer o procedimento pela primeira vez, precisará ficar atento aos documentos que serão solicitados como:
CPF (Cadastro de Pessoa Física), título de eleitor, comprovante de residência, informações profissionais presentes no comprovante de rendimentos fornecidos pelas empresas e, caso a prestação seja feita em conjunto com o cônjuge, é necessário incluir o CPF da pessoa.
Você deverá baixar o Programa Gerador do Imposto de Renda ou utilizar a ferramenta da Leoa para preencher e enviar o documento à base de informações da Receita Federal.
Para que o contribuinte que está fazendo o procedimento pela primeira vez, deve ficar atento ao prazo de entrega, que termina no dia 31 de maio. Quem não enviar até a essa data pagará multa – o valor varia, indo de R$ 165,74 a até 20% do valor devido de imposto (com acréscimos de juros de mora).
Além da multa, você corre o risco de ter o seu CPF suspenso. Outro erro do cidadão é fornecer informações incompletas, omitir informações ou ter dívidas com o fisco. Esse tipo de erro pode suspender ou bloquear o seu CPF.
Leia Também: Isentos Do IRPF Podem Conseguir Restituição Caso Prestem Contas Ao Fisco
Por isso, fique atento aos documentos que você deve ter em mãos na hora de realizar a declaração do Imposto de Renda:
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…