A Receita Federal abre consulta hoje, quarta-feira, 24, a partir das 10h, ao 3º lote de restituição do Imposto de Renda 2024. Estão contemplados 6.091.572 contribuintes. O valor total dos pagamentos soma R$ 8,5 bilhões. O depósito só vai ocorrer no próximo dia 31 de julho.
Do montante deste lote refere-se ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade, sendo assim distribuído:
14.756 contribuintes idosos acima de 80 anos,
95.040 contribuintes entre 60 e 79 anos,
9.672 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave,
34.014 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
5.711.130 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX.
Por fim, foram contemplados ainda 54.241 contribuintes, priorizados em razão do estado de calamidade decretado no Rio Grande do Sul (RS).
Se você não teve a curiosidade de olhar, pode ir ao site Meu Imposto de Renda e na lista de serviços clicar em “Consultar a Restituição”. Para a consulta simples, basta informar o CPF, ano da declaração (2023) e a data de nascimento.
Se quiser informações mais detalhadas, basta ir ao portal e-CAC. Lá será possível saber o status de sua declaração e ainda descobrir se ficou alguma pendência ou divergência e se sua declaração está na ‘malha fina’.
No e-Cac ainda é possível fazer a retificação de eventuais erros encontrados em sua declaração. Para acessar é preciso CPF, código de acesso (que você mesmo tem de gerar) e senha.
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de 1 (um) ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Neste caso, dá para reagendar o crédito dos valores pelo portal BB ou pelos telefones da central de relacionamento do banco, pelos números 4004-0001 para capitais, 0800-729-0001 para demais localidades ou 0800-729-0088, telefone especial exclusivo para pessoas com deficiência auditiva.
Leia também: Restituição do IR ainda não caiu? Decifre o status da sua declaração
3º lote – 31 de julho;
4º lote – 30 de agosto;
5º lote – 30 de setembro.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…