Neste artigo, você confere os lotes da restituição 2020 – que, por sinal, têm início em maio – e aprende como consultar a situação da sua restituição do Imposto de Renda no site ou aplicativo da Receita Federal. Vamos lá?
Para começar, como você já deve saber, o prazo final do envio da declaração do Imposto de Renda foi prorrogado. A medida foi necessária para garantir que todos os contribuintes conseguissem realizar o IR e encaminhá-lo a tempo – sem serem prejudicados pela condição atual de quarentena.
No entanto, embora o prazo para envio das declarações tenha sido adiado, o calendário do pagamento das restituições continua o mesmo, assim como os parâmetros de prioridade e ordem de recebimento do reembolso. Veja:
Consulta do lote de restituição 2020
A restituição deste ano acontecerá em cinco parcelas, a primeira correspondente ao primeiro lote, a segunda referente ao segundo e assim por diante. As datas de restituição para o ano de 2020 são as seguintes: 1º lote: 29 de maio; 2º lote: 30 de junho; 3º lote: 31 de julho; 4º lote: 31 de agosto e 5º lote: 30 de setembro.
Tabela dos lotes de restituição 2020

Portanto, excepcionalmente este ano, o primeiro pagamento – referente ao lote prioritário – será feito antes mesmo do fim da entrega das declarações. Mas, afinal, como funciona o pagamento desses lotes, como é feito o julgamento de quem recebe a restituição logo nas primeiras parcelas?
Os parâmetros de pagamento são basicamente os seguintes:
- em primeiro lugar: pessoas com mais de 80 e 60 anos;
- em segundo: contribuintes com doenças graves e pessoas cuja renda seja majoritariamente do magistério;
- em terceiro: quem encaminha a declaração assim que o prazo for aberto, ou seja, por ordem de envio.
Assim, se você não faz parte dos grupos prioritários, a regra é declarar o seu Imposto de Renda o quanto antes. Por isso, caso você já tenha a documentação necessária para declarar o seu tributo ainda nos primeiros dias, por que não o fazer?
Como consultar a situação da minha restituição de IR?
A Receita Federal disponibiliza duas formas para acompanhar a situação da restituição do IR: a consulta pode ser feita a partir do site da própria RF ou pelo aplicativo Pessoa Física. Pelo site, basta abrir o site de serviço da Receita, inserir seu CPF e data de nascimento e consultar o status da restituição.
Pelo aplicativo Pessoa Física, será necessário instalar o app no seu dispositivo – Android ou iOS – e inserir seu CPF e o ano da restituição. Ao fornecer esses dados, o app mostra, automaticamente, a situação da sua restituição.
Mas se você está ansioso para receber a sua restituição e, mais do que isso, está contando com esse valor para passar pelo momento de crise mais seguro, uma opção é antecipar a restituição do Imposto de Renda.
Por isso, agora que você já realizou a consulta dos lotes da restituição 2020, saiba que a Leoa, plataforma de envio da declaração do Imposto de Renda, também antecipa a sua restituição e pode realizá-la em até 48h após sua solicitação, ok?
Dica Extra do Jornal Contábil: Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática. Tudo a sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
Fonte: Leoa

Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp