jornal contábil
Organizar documentos, recibos e entregar a declaração do Imposto de Renda o quanto antes faz com que a sua restituição, caso tenha direito, também chegue mais cedo.
Daí também a importância de você sanar as suas dúvidas o quanto antes. Para quem decidiu investir no consórcio de imóveis, existem alguns passos a serem seguidos na hora de prestar contas para a Receita Federal.
Ney Macarini, contador da Ademilar Consórcio de Investimento Imobiliário, alerta que o contribuinte deve declarar o consórcio no IR, tendo ou não cotas já contempladas.
Os consorciados que ainda não foram contemplados declaram os valores já investidos na aba “Bens e Direitos”, indicando o código 95. É necessário detalhar os valores pagos em 2019 e também em anos anteriores.
Quem já foi contemplado, mas ainda não utilizou o crédito, deve indicar o código 99 na aba “Bens e Direitos”.
Quem foi contemplado e já utilizou o crédito deve selecionar a aba “Bens e Direitos” e informar o valor declarado no ano de 2019 no código (95), especificando os valores pagos no ano de referência.
É necessário zerar o saldo da cota na coluna 2019 e indicar o código do tipo de bem: 11 para apartamento e 12 para casa.
Neste caso, o valor pago também deve ser declarado na aba “Bens e Direitos”, código 99. É preciso esclarecer no histórico que o consórcio já foi contemplado, incluindo o nome e CPF do vendedor da cota.
Se o crédito do consórcio for utilizado para a aquisição de um imóvel, especifique na aba “Bens e Direitos” o valor para a compra das cotas (código 99), que será computado no código do bem adquirido.
Na coluna Discriminação, informe que o imóvel foi quitado total ou parcialmente, bem como os dados da administradora. Especifique também se existe saldo devedor e o número de parcelas a vencer.
O especialista da Ademilar lembra que, em caso de dúvidas, é importante consultar um profissional de Contabilidade. “Dessa forma, o processo de declaração do Imposto de Renda será muito mais seguro e também livre de erros”, comenta.
O consórcio de imóveis vive um momento de expansão no Brasil. De acordo com dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), a modalidade conquistou mais de 323,20 mil novos participantes de janeiro a dezembro de 2019, um crescimento de 19,2% em comparação a 2018.
Dica Extra do Jornal Contábil: Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo a sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
A Ademilar Consórcio de Investimento Imobiliário foi pioneira no país ao trabalhar especificamente com o consórcio de imóveis.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…