Os contribuintes que ainda aguardam a restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física têm a oportunidade de consultar o lote residual referente ao mês de novembro de 2023 a partir das 10h desta quinta-feira (23).
Conforme informado pela Receita Federal, o crédito bancário para os 358.737 contribuintes está programado para ser efetuado no dia 30 de novembro, totalizando o montante de R$ 762.906.928.
Leia também: Sou MEI, Tenho Direito A Restituição Do Imposto De Renda?
Dentro desse valor, R$ 524.811.239 são destinados aos beneficiários prioritários, englobando 5.774 idosos com idade superior a 80 anos, 58.060 entre 60 e 79 anos, e 6.654 contribuintes com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave.
Além disso, estão incluídos na lista de prioridades 14.863 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério. Por último, 129.019 contribuintes, sem prioridade legal, foram contemplados devido ao uso da declaração pré-preenchida ou à opção por receber a restituição via PIX. O lote residual abrange ainda 144.367 contribuintes não prioritários.
Leia também: Não Recebeu A Restituição Do IR? Veja O Que Fazer!
Para verificar a disponibilidade da restituição, é necessário que a pessoa acesse a página da Receita na internet e clique em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.
A página oferece orientações e canais de prestação do serviço, permitindo realizar uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração. Isso pode ser feito por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.
Caso o contribuinte identifique qualquer pendência na declaração, ele tem a possibilidade de retificar as informações que porventura estejam incorretas.
Além disso, o órgão disponibiliza um aplicativo para tablets e smartphones, que permite consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre a liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
O pagamento da restituição é efetuado na conta bancária indicada na declaração, seja de forma direta ou por meio da chave PIX. Se, por algum motivo, o crédito não puder ser realizado, como no caso de uma conta desativada, os valores permanecerão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Nessa situação, o cidadão tem a opção de reagendar o crédito dos valores de maneira simples e rápida através do Portal BB, acessando o endereço ou entrando em contato com a Central de Relacionamento do Banco do Brasil pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Se o contribuinte não resgatar o valor de sua restituição no prazo de um ano, será necessário solicitá-lo por meio do Portal e-CAC. Basta acessar o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicar em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…