A proposta tem o objetivo de isentar as microempresas e as empresas de pequeno porte da obrigação de pagar diversas taxas necessárias na hora de iniciar uma atividade. Entre elas, inscrição, registro, abertura, alvará, licença, funcionamento, cadastro e alteração. Além disso, não terá que pagar mais para dar baixa da empresa e fazer o seu encerramento.
Outras taxas que a proposta deseja eliminar para os micro e pequenos empresários são as relacionadas a emolumentos, anotação de responsabilidade técnica e de fiscalização do exercício de profissões regulamentadas. Essas últimas são, atualmente, pagas para associações e conselhos profissionais.
Até o fim do mês de maio de 2017, o projeto foi aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviço. Também seguiu para a Comissão de Finanças e Tributação. Antes de ir ao Plenário, deve passar ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
No momento em que o empresário decide por encerrar a sua atividade, também existem custos, veja quais são eles:
Via gestão click
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Realmente o Imposto de Renda (IR) se tornou algo mais simples nos últimos anos, principalmente…
Para existir a possibilidade do Microempreendedor Individual (MEI) conseguir receber o seguro-desemprego, ele precisa trabalhar…
O Carnaval está começando, sendo uma data comemorada em todo o Brasil, em alguns estados…
O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…
Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…
O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…