Tecnologia

Já ouviu falar do “clone” do Whatsapp? Entenda seus recursos e riscos

Trata-se do Whatsapp GB, uma imitação do aplicativo original de mensagens pertencente ao Facebook. Sendo ele, apenas disponível para android, o app oferece um leque de recursos a mais, bem como utilizar mais de um número de uma vez ,todavia, seu uso pode ser perigoso. 

Ainda neste sentido, o aplicativo “clone”, chama atenção, justamente pelos diferenciais oferecidos por ele. O Whatsapp GB, permite o cadastro de mais de uma conta, envio de arquivos maiores e um maior número de imagens, cores customizadas, mandar mensagens de forma mais discreta, entre outras vantagens. 

Contudo, o uso do aplicativo não é recomendado, pois, em geral, essas imitações são desenvolvidas sem que haja autorização do criador original, ou seja, não são regularizadas. Além disso, o perigo se dá por uma questão bem óbvia, mas que é necessária ser dita, estes aplicativos não oferecem nenhuma garantia de segurança para os seus usuários, portanto, é preciso cautela ao optar pelo seu uso.  

Designed by @pressfoto / freepik

Partindo da noção que para baixar o app, é necessário entrar em sites desconhecidos e duvidosos, dado que ele não está disponível no Google Play, não se sabe a identidade de quem coordena o seu funcionamento. Sendo assim, diferentemente dos aplicativos originais, os “clones” não oferecem sistemas de segurança, nos quais protegem suas informações pessoais, seus contatos, além do conteúdo salvo no aplicativo. 

Enfim, muitas vezes os recursos vantajosos desses aplicativos podem de fato trazer mais facilidade e uma experiência mais interessante para os seus usuários. Contudo, é preciso colocar a balança os riscos em relação a falta de proteção com os seus dados, uma vez que podem ficar expostas informações pessoais valiosas. 

Cabe salientar, a seguinte questão: mesmo que o aplicativo esteja presente nas lojas tradicionais dos smartphones (App Store, Google Play), é necessário ter cautela antes de baixar. Sendo assim, sempre realize uma pesquisa prévia, visando garantir sua segurança.

Conteúdo por Lucas Machado

Lucas Machado

Estudante de psicologia, sempre foi apaixonado pela escrita e encontrou no Jornal Contábil a oportunidade de escrever sobre temas que sempre teve interesse.

Recent Posts

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

4 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

4 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

4 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

4 horas ago

Precificação contábil: como cobrar mais pelo seu trabalho

Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…

5 horas ago

Como fugir das multas fiscais com a nova regulamentação do SPED e e-Social em 2025

Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…

5 horas ago