Categories: Destaques

Juiz Moro dá prazo de 30 dias para que PF apresente laudo da contabilidade da Odebrecht

O juiz Sérgio Moro deu prazo de 30 dias para que os peritos da Polícia Federal apresentem o laudo dos sistemas de contabilidade paralela da Odebrecht e que tenham relação com o processo do Sítio de Atibaia. Nesta ação penal, o ex-presidente Lula é acusado de ter recebido vantagens indevidas da OAS, da Odebrecht e da Schahin Engenharia, em forma de benfeitorias no sítio. De acordo com a denúncia, as melhorias na propriedade chegaram a um milhão de reais.

O magistrado autorizou uma nova perícia no dia 23 de fevereiro e solicitou os seguintes questionamentos: que seja verificado se o sistema de contabilidade informal da Odebrecht contém documentos ou lançamentos que possam estar relacionados com a reforma do Sítio em benefício do ex-presidente; e que sejam discriminadas as informações encontradas e identificada a autenticidade e integridade dos documentos.

Já a defesa de Lula quer que sejam esclarecidas de quais contas foram analisados os lançamentos contábeis e detalhe de onde foram extraídos esses dados no sistema. Os sistemas de contabilidade paralela da Odebrecht já passaram por outra perícia da Polícia Federal que encontrou evidências de que arquivos foram destruídos.

O laudo foi entregue no fim do mês passado e foi anexado ao processo que acusa Lula de receber como propina da Odebrecht um terreno onde seria construída uma sede para o Instituo Lula e um apartamento em São Bernardo do Campo, São Paulo. Na análise da Polícia Federal que tem mais de trezentas páginas foram identificados cerca de 850 arquivos que não apresentam conformidades, indicando que foram feitas alterações nos documentos.

Da BandnewsFM Curitiba

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Fenacon lança campanha de incentivo para que o IRPF seja feito por contadores

Com a proximidade do prazo para a entrega do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF)…

6 minutos ago

Receita Federal volta a alertar para golpe do IR usando o seu nome

Com a proximidade da temporada de entrega do Imposto de Renda 2025, a Receita Federal …

16 minutos ago

Contagem regressiva: por que as empresas precisam estar prontas para reforma tributária

O relógio está correndo, e 2026 está logo ali. É quando começam a valer as…

18 minutos ago

INSS: Ansiedade e depressão podem dar direito ao auxílio-doença

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou uma nota alertando os brasileiros sobre transtornos…

24 minutos ago

Imposto de Renda: como declarar ganho de ação judicial?

Para o contribuinte que recebeu valores de uma ação judicial em 2024, com certeza deve…

11 horas ago

Quais os limites legais de uma jornada de trabalho?

A jornada de trabalho corresponde ao tempo em que um colaborador submetido ao regime da…

15 horas ago